“A arte de vender bem” por Lair Ribeiro

Vendedores, gerentes e franqueados de concessionárias de veículos de Curitiba participaram, na noite desta quarta-feira (30), de um treinamento especial sobre marketing e vendas com o renomado palestrante e neurolinguista Lair Ribeiro. O especialista em crescimento profissional, que tem quase 50 anos de experiência no campo educativo e empresarial, falou sobre gerenciamento de metas, fechamento de negócios, pós-venda, abordagem ao consumidor e, principalmente, sobre como fidelizar e manter clientes. O evento foi promovido pela Associação dos Revendedores de Veículos Automotores no Estado do Paraná (Assovepar), em parceria com a Câmara Setorial de Veículos da Associação Comercial do Paraná (ACP).

Lair Ribeiro é médico especializado em cardiologia e decidiu, ainda muito jovem, sua trajetória profissional. Mesmo com a aquisição de conhecimento, encontrou maneiras de agregar valor à sua formação, usando experiências para criar um diferencial no seu trabalho. Ele viveu e atuou durante 17 anos nos Estados Unidos, onde garante que ensinou a 3 mil norte-americanos “a arte de vender”.

Segundo revelou Ribeiro na palestra, algumas pessoas têm um “talento mágico” para a comunicação, sendo capazes de influenciar clientes e fazer com que eles absorvam ideias ou adquiram produtos e serviços. “O mais fascinante é que qualquer um pode obter esse dom em qualquer fase da vida”, afirmou o palestrante. De acordo com ele, não há truques para isso, basta seguir algumas dicas e ter paciência e persistência. “Roma não foi construída em um dia. Você precisa misturar os ingredientes certos, como quando vai fazer um bolo”, elucidou.  O primeiro passo começa no aperto de mão, que precisa ser convincente. “40% das transações comerciais que não dão certo, são perdidas no aperto de mão”, alertou.

Os participantes também foram orientados sobre como lidar com situações difíceis, conquistar confiança e credibilidade do cliente, usar o poder da sugestão, lidar com resistência e objeções e evitar ser manipulado. Lair Ribeiro ainda deu dicas sobre como melhorar as vendas no dia-a-dia, otimizar o fechamento de negócios, motivar, convencer e conquistar clientes.