A Mulher na Administração — Qualidades e Desafios

A diferença entre liderança e chefia e o papel da mulher no contexto da sociedade atual foram os temas abordados na palestra A Mulher na Administração – Qualidades e Desafios, realizada no último dia 27 de abril, às 18h30, pelo Conselho da Mulher Executiva da Associação Comercial do Paraná (ACP), na sala Magna de Reuniões, no 8º andar da ACP — à Rua XV de Novembro, 621. A palestrante convidada foi a professora aposentada da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Wanda Camargo, que atualmente preside a Comissão do Processo Seletivo das Faculdades Integradas do Brasil (UniBrasil) e coordena o programa cultural desta instituição, o Projeto UniBrasil Futuro. A palestra foi articulada pela coordenadora do Conselho da Mulher Executiva da ACP, Kazuco Akamine.

Wanda Camargo abordou a importância das atividades de chefia e liderança e suas diferenças. “O chefe deve sua autoridade ao cargo que ocupa; chefes são obedecidos. O líder tem autoridade natural, derivada da competência, do envolvimento, do comprometimento e da credibilidade; lideres são seguidos”, disse Wanda.

Ela ressaltou que o mundo atual demanda por mais líderes do que chefes. “As estruturas familiares mudaram, os modos de produção mudaram, nós mudamos. Técnicas, atividades e equipamentos sofisticados exigem operadores capazes de pensar e tomar decisões independentes, e, portanto seu perfil não pode ser o de meros cumpridores de ordens, devem estar motivados por uma liderança competente”, disse.

De acordo com Wanda Camargo, as mulheres e modo geral são melhores líderes do que chefes. Ela ressaltou que elas não ocupam mais posições de chefia em função da estrutura machista da sociedade. “O que há de comum entre elas é que vivem em sociedades em que os direitos civis e o acesso equânime de homens e mulheres à educação e ao trabalho são garantidos em lei e respeitados; e é isso que faz a diferença, em condições iguais de partida mulheres e homens são igualmente capazes. Existe um grande passivo nesta questão de gênero”, afirmou a palestrante.

Créditos: Felipe Rosa 

Créditos: Felipe Rosa Créditos: Felipe Rosa Créditos: Felipe Rosa Créditos: Felipe Rosa Créditos: Felipe Rosa

Créditos: Felipe Rosa Créditos: Felipe Rosa Créditos: Felipe Rosa Créditos: Felipe Rosa