Abraço simbólico na Praça Oswaldo Cruz marca evento do Conseg

Escolas estaduais e municipais se unem à Policia para promover integração entre sociedade e segurança pública

O dia mundial do abraço (22 de maio) foi escolhido pelo Conselho de Segurança da Área Central de Curitiba (Conseg) para realizar o “Dia do Abraço à Praça”. Em parceria com a Câmara Setorial de Segurança da Associação Comercial do Paraná (ACP), o Conseg reuniu representantes das gestões estadual e municipal, escolas e unidades policiais com o objetivo de mobilizar a sociedade de forma articulada e responsável na participação da segurança coletiva. O encontro também tem a intenção de incentivar a frequência de praças na região central.

Para a presidente do Conseg, Malu Gomes, o evento, que está em sua terceira edição, procura aproximar as Polícias, Militar, Civil e a Guarda Municipal da sociedade, em especial das crianças. “O contato entre crianças e polícia é fundamental, pois elas levarão lições importantes para a vida inteira”, afirma.

Segundo o tenente coronel da Polícia Militar, Loemir de Mattos, o evento é uma oportunidade de interagir com a sociedade, ajudando a eliminar o estigma sério da instituição e apresentando uma corporação acessível a todos.

Por volta do meio dia, a maioria dos presentes se uniu em um abraço simbólico, ocupando metade da Praça Oswaldo Cruz ao som de fogos de artifício e aplausos.

A programação com brincadeiras e estandes das forças policiais durou até as 17h.
Em 2013, o Conseg pretende realizar o evento em uma praça ainda maior. Já estão sendo sondadas as praças Osório e Rui Barbosa.