ACP apóia criação do Centro Paranaense de Estudos Avançados

Parceria liderada pela Amapar visa promover troca de conhecimento cientifico com cidade alemã

Os professores da Universidade Hanseática de Hamburgo, Markus Klaus Schäffauer e Sebastian Scheerer, acompanhados do presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), Fernando Swain Ganem, estiveram na Associação Comercial do Paraná (ACP), para apresentar o projeto do Centro Paranaense de Estudos Avançados na Universidade de Hamburgo, na Alemanha.

Segundo o diretor executivo da Amapar, Luiz Fernando Keppen, a Alemanha mantém uma boa relação com a América Latina, mas ainda concentra as parcerias mais intensas na Argentina e no Chile. “Com a criação de um escritório no Paraná, além do espaço dentro da Universidade de Hamburgo, podemos potencializar vários encontros de caráter cientifico e cultural, beneficiando vários setores da sociedade paranaense e brasileira”, conta.

De acordo com o projeto, o centro fornecerá diferentes atividades e planos na área de ciência, cultura e aperfeiçoamento de servidores públicos dos três poderes, além da indústria e do comércio, se tornando uma forte opção acadêmica para os brasileiros. O professor Markus Schäffauer se mostrou honrado com a recepção e destacou, em português, a parceria da Universidade com vários institutos de prestígio, além da importância comercial da cidade de Hamburgo, que possui o segundo maior porto da Europa. Sebastian Scheerer, professor especialista em criminologia, disse que frequenta o Brasil ministrando aulas de mestrado e admira a capacidade de comunicação e realização do país. A professora brasileira, Vânia Kahrsch, uma das idealizadoras do centro, também esteve presente.

O presidente da ACP, Edson José Ramon, saudou os visitantes – entre eles, o desembargador, Antonio Loyola Vieira, representando o presidente do TJPR, Miguel Kfouri Neto e o procurador geral de Justiça, Gilberto Giacoia – e destacou o interesse da instituição na parceria teuto-brasileira. “A ACP está sempre atenta a todos os movimentos culturais e educacionais, pois esses são o alicerce de uma sociedade e comércio de qualidade. Espero que nosso encontro seja, apenas, o primeiro passo dessa importante aliança”, afirmou. Ao fim da cerimônia, os presidentes da Amapar e ACP, juntamente com o professor Markus Schäffauer, assinaram o termo de apoio ao projeto.