ACP comemora 121 anos de fundação

Luta da entidade em benefício da classe comerciária já dura mais de um século.

Criada em 1890 com o objetivo de defender a classe empresarial curitibana, que à época estava ameaçada pelo regime tributário originado com a proclamação da República, a Associação Comercial do Paraná (ACP) comemora, nesta sexta-feira (1º), 121 anos de existência. A data será marcada por um almoço com colaboradores, diretores, ex-diretores, associados e ex-associados convidados. A comemoração também marca o encerramento do primeiro semestre de atividades do Ponto Ativo.

O pequeno grupo de empresários, que começou os trabalhos liderado por Ildefonso Pereira Correa, o Barão do Serro Azul, soma hoje mais de 700 colaboradores que estão diretamente ligados às ações desenvolvidas pela entidade. Ao longo desses anos, a ACP incorporou várias bandeiras em benefício da categoria que representa. Diversificou e aprimorou sua atuação, adequando-se às demandas pertinentes à atividade comercial, com a oferta de produtos e serviços voltados ao fortalecimento do comércio e à capacitação da mão de obra para atuar no mercado. A instituição também alcançou vitórias importantes em defesa da livre iniciativa, contribuindo para a expansão das relações comerciais, assegurando a criação de novos empregos e fomentando, ainda, a distribuição de riquezas.

Hoje, ao comemorar 121 anos de atuação, a ACP mostra que sua história se entrelaça com a história do Paraná, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento de atividades focadas não só na valorização dos comerciantes e prestadores de serviços, mas da comunidade em geral. Um bom exemplo disso foram as constantes articulações com outras entidades e instituições pela extinção da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPFM), em 2007, o que acabou acontecendo mesmo contra a vontade do governo central. A preocupação com o resgate dos valores democráticos, da cidadania e do respeito à sociedade, especialmente para deixar bons exemplos à formação dos jovens, também faz parte das frentes de lutas adotadas pela entidade. São propósitos transparentes e coerentes com o estado de Direito, que visam resguardar os princípios do associativismo, sem perder os ideais defendidos pelo Barão do Serro Azul.             

Ponto Ativo

Também faz parte da comemoração desta sexta-feira, o encerramento do primeiro semestre de atividades do Ponto Ativo, programa de responsabilidade social da Associação Comercial do Paraná. O programa funciona como  um centro de relacionamento e melhoria da qualidade de vida para pessoas com mais de 50 anos, que moram, trabalham ou transitam pelo Centro de Curitiba, oferecendo um espaço com ferramentas e ações que contribuem para o desenvolvimento e lazer desse público. Para que os trabalhos sejam realizados, a iniciativa conta com a colaboração de vários parceiros como: Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE-PR), Academia Hype Fytness, Universidade Tuiuti, Livrarias Curitiba,  Centro de Ação Voluntária (CAV), Inter Americano, Ecco-Salva, Faculdades Espírita, AMVAP e voluntários das mais diversas áreas.

Serviço:

O que: Comemoração pelos 121 da ACP e encerramento das atividades do 1º semestre do Ponto Ativo

Data: sexta-feira (1º), às 14 horas

Local: Rua XV de Novembro, 621, 9º andar