ACP convida Câmara Municipal para encontro de jovens empresários

Da assessoria de imprensa da Câmara Municipal de Curitiba

O vice-presidente e coordenador do Conselho de Jovens Empresários (CJE), da Associação Comercial do Paraná, Monroe Olsen, e Aline Castro, do Conselho de Comércio Exterior e Relações Internacionais da entidade, foram recebidos na última sexta-feira (3), na Câmara Municipal de Curitiba, pelos vereadores Tico Kuzma (PSB), presidente da Casa em exercício, e João do Suco (PSDB), líder do prefeito. Convidaram o Legislativo para o encontro “Do Brasil que temos para o Brasil que queremos”, que reunirá, entre os dias 14 e 16 de março, na capital paranaense, novas lideranças empresariais de todo o país. Será no Museu Oscar Niemeyer.

Denominado Líder Sul, o evento, que também abrange os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, faz parte do projeto Líder, desenvolvido pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), para estimular o surgimento de lideranças no setor empresarial.

“A Conaje representa 35 mil jovens empresários e esta é uma grande oportunidade de mobilização. Com a bandeira do empreendedorismo, inovação e sustentabilidade, pretendemos unir os jovens em torno de uma causa”, disse Monroe Olsen, que coordena o  CJE, responsável pela organização do encontro, desde 2010. Durante sua gestão, que termina no mês de junho, o principal objetivo tem sido garantir que o Paraná tenha mais influência em políticas de jovens, principalmente na área empresarial. “É preciso começar a fiscalizar a eficiência, o que está sendo feito de forma eficiente”, acrescentou, referindo-se não somente ao setor.

De acordo com Olsen, um documento com o resultado dos debates, que também abordarão os temas desindustrialização e associativismo, será elaborado durante o encontro. “Mas, o movimento será constante”, adiantou, já citando novas ações para 25 de maio, Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte.

Transformação
O vereador João do Suco sugeriu a criação de grupos, “para atuar continuamente e promover uma cultura de transformação, tornando a eficiência em eficácia”. A opinião foi compartilhada por Tico Kuzma. A convite dos parlamentares, o coordenador participará da Tribuna Livre no próximo dia 15, para divulgar e detalhar o evento aos demais vereadores.
Da abertura do Líder Sul devem participar, além de representantes da Câmara de Curitiba, o governador Beto Richa e o prefeito Luciano Ducci. Já está confirmado como principal conferencista o ex-ministro da Infraestrutura e ex-presidente da Petrobras, Ozires Silva, também fundador da Embraer.

Novas leis

Da visita à Casa nesta sexta-feira, ainda participou o assessor técnico da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Edson Lau Filho, que falou das políticas públicas desenvolvidas no último ano pela pasta, comandada por Marcello Richa. Destacou a criação por lei do Comitê Intergestor de Políticas Públicas da Juventude, que será lançado ainda neste mês, e do Conselho Municipal da Juventude. “É importante ampliar a participação da sociedade na Câmara e também promover esta aproximação com outros órgãos”, concluiu Tico Kuzma.