ACP e Procon-PR assinam termo de cooperação técnica

Diálogo entre fornecedores e consumidores será estimulado

Com o objetivo de trabalhar pela melhoria do relacionamento entre fornecedores e consumidores quanto a direitos e deveres e a diminuição do volume de reclamações sobre produtos defeituosos, a Associação Comercial do Paraná (ACP) e Procon-PR assinam nessa terça-feira (22) o termo de cooperação técnica que será subscrito pelo governador Beto Richa; Maria Tereza Uille Guimarães, secretária estadual da Justiça; Edson José Ramon, presidente da ACP e Claudia Silvano, diretora do Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR).

O evento terá lugar na sala Presidente Maria Christina Andrade Vieira, às 15h, no oitavo andar da Associação Comercial do Paraná.

Caberá a essa instituição disponibilizar o espaço físico para a realização das etapas previstas no termo de cooperação, fornecer o material didático e informativo aos participantes, além de estimular o engajamento de seus associados no programa de treinamento a ser ministrado pelo pessoal técnico do Procon. O treinamento será realizado mediante palestras, seminários e mesas redondas num período de 12 meses, que poderá ser renovado em havendo interesse de ambas as instituições.

Segundo o presidente Edson José Ramon “a ideia nasceu em dezembro passado durante encontro entre dirigentes do Procon-PR e da ACP, quando se firmou o compromisso de buscar a diminuição do número de reclamações de clientes junto ao órgão estadual de proteção do consumidor”.

Um dos aspectos relevantes do projeto de cooperação visa estimular a criação de mecanismos alternativos da parte dos fornecedores, tais como a valorização do diálogo, para a solução amigável dos problemas apresentados pelos compradores.