ACP homenageia estabelecimentos tradicionais no dia do comerciante

Glaser Presentes, Irmãos Abage e o ex-governador, Jaime Lerner, serão lembrados no evento

No dia 16 de julho é comemorado o Dia Nacional do Comerciante. Nesta segunda-feira, a Associação Comercial do Paraná (ACP), homenageia dois estabelecimentos que fazem parte da história do comércio curitibano; a Glaser Presentes, que em 2012 completou 125 anos de fundação, e a loja Irmãos Abage, fundada em 1925, ainda na cidade da Lapa. O ex-governador do Paraná e consultor de urbanismo da Organização das Nações Unidas, Jaime Lerner, também será lembrado pelas inovações e serviços prestados, dando maior abertura ao comércio paranaense.

O almoço será realizado na ACP e contará com representantes de estabelecimentos locais e apresentação do coral da Policia Civil. O presidente da Casa, Edson José Ramon, o vice, Gláucio Geara e o coordenador do Conselho das Câmaras Setoriais, Camilo Turmina, farão a recepção dos convidados. O Dia do Comerciante foi instituído no ano de 1953, pelo então senador, João Café Filho.

Glaser Presentes

Com o primeiro alvará registrado em 1887, a Glaser Presentes é uma das poucas empresas centenárias em atividade. Fundada pelo imigrante austríaco, Wenceslau Glaser, o armazém era especializado na venda e entrega de alimentos nas proximidades da esquina da Comendador Araújo com Visconde do Rio Branco, onde funciona até hoje. Atualmente o empreendimento é administrado pela 4° geração da família e se dedica à venda de presentes finos para casa.

Irmãos Abage

Fundada em 1925 por Nassib Abdo Abage, na cidade da Lapa e remontada em Curitiba no ano de 1947,a loja especializada em luminárias e materiais de construção, passou a se chamar Irmãos Abage quando os filhos do imigrante decidiram se unir ao negócio, ainda nas esquinas da rua Carlos de Carvalho e Visconde de Nácar. Hoje, a Irmãos Abage conta com duas lojas em Curitiba e se destaca com uma das melhores distribuidoras de matérias elétricos, hidráulicos e de iluminação na capital.