ACP homenageia prefeito e empresários no Dia do Comerciante

A Associação Comercial do Paraná (ACP), por meio do Conselho das Câmaras Setoriais, comemorou o Dia do Comerciante nessa terça-feira (16) e homenageou durante um almoço o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, pelo apoio à campanha “Pichação é crime. Denuncie”, o proprietário da Coelho Artigos para Homens, Carlos da Costa Coelho e o diretor de marketing e vendas da Balaroti Materiais de Construção, Eduardo Balarotti.

O prefeito Gustavo Fruet falou das parcerias entre a entidade e a prefeitura, como a campanha pelo despichamento. “As pessoas estão mais cuidadosas com o patrimônio público, preservando e mostrando o respeito à cidade onde vivem”, acentuou.

Antonio Carlos da Costa Coeho, filho do homenageado que se encontrava adoentado, comentou a paixão do pai pelo comércio e sobre a tradição da loja. “Meu pai se sente em casa em seu comércio, pois é daí que tira nosso sustento há 57 anos e recebe seus amigos. Hoje a nossa loja é a segunda mais antiga da cidade”.

O diretor do grupo Balaroti, Eduardo Balarotti, lembrou que a empresa fundada há 38 anos por imigrantes italianos é uma das marcas de maior tradição no ramo de materiais de construção no Estado. Parceira da ACP “seu lema é gerar empregos e oferecer melhores produtos e serviços do ramo de materiais de construção”, concluiu.

O presidente em exercício da ACP, José Eduardo Sarmento, afirmou que o Dia Nacional do Comerciante tem a finalidade de manter vivo o legado do patrono do comércio estadual, o Barão do Serro Azul. “Os nomes Coelho e Balarotti são exemplos de tradição e história”, sublinhou Sarmento em sua saudação aos homenageados.

Por sua vez, o coordenador das Câmaras Setoriais e vice-presidente da ACP, Camilo Turmina, relatou que ao homenagear pessoas ilustres que hoje são um estímulo a todos os empreendedores, “é reconhecer esses belos exemplos de perseverança”.

Os três homenageados receberam cada um uma placa em madeira e metal alusivas à sua contribuição à campanha “Pichação é crime”, além da história, esforço e  inovação do comércio da capital.

Participaram do evento o empresário Fernando Fontana, bisneto de Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul, que rememorou fatos da vida de seu antepassado, tais como ter sido prefeito de Curitiba na qualidade de presidente da Câmara Municipal e precursor do marketing e da propaganda como industrial e comerciante de erva-mate, autoridades, líderes classistas, vices-presidentes da entidade, conselheiros e associados.