ACP presta homenagem a Ida Hannemann de Campos

Artista plástica completou 70 anos de atividades. Evento marcou o lançamento da segunda edição do livro “Acervo Artístico da ACP”.

O presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Edson José Ramon, conduziu a homenagem à artista plástica Ida Hannemann de Campos nesta terça-feira (29) no Espaço ACP. O evento teve a presença da diretora do Solar do Rosário, Regina Casillo, do professor e um dos idealizadores do preito, Maury Rodrigues da Cruz, da diretora da ACP Cultural, Bernadete Zagonel, do vice-presidente da ACP, José Eduardo de Moraes Sarmento, entre outros.

Durante a cerimônia, a entidade inaugurou a exposição com parte da coleção da artista reunida no Solar do Rosário e promoveu o lançamento do segunda edição do livro “Acervo Artístico da ACP”, organizado por Elisabeth Seraphim Prosser, com textos escritos por especialistas e fotos das 25 obras da coleção que abriga nomes da relevância de Alfredo Andersen, Guido Viaro, Theodoro De Bona e Helena Wong.

Sensibilizada com a homenagem, Ida agradeceu a lembrança falando sobre sua trajetória e comparando o começo da carreira com os últimos anos de trabalho. “Aos 90 anos de idade ainda posso dizer que tenho muito que aprender. Precisamos aproveitar as facilidades do mundo moderno para produzir e evoluir como artistas”, disse.

Em nome da ACP, Ramon valorizou a temática paranaense, constantemente abordada pela pintora e destacou o quadro premiado no Salão Paranaense de Belas Artes em 1960, “Paisagem II”, que faz parte do acervo da instituição.

Ida Hannemann de Campos também realizou inúmeros trabalhos como desenhista, gravadora, tapeceira e ceramista. Dois de seus painéis mais expressivos, explorando a temática tipicamente paranaense, podem ser vistos na Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR) e Biblioteca Pública do Paraná (BPP).