ACP recebe comitiva polonesa

Em encontro mediado pelo Concex, o objetivo é aproximar empresários do Paraná com outros mercados.

Nesta quinta-feira (02/09), às 18h30, o Conselho de Comércio Exterior (Concex) da Associação Comercial do Paraná (ACP) recebe uma missão empresarial do governo de Wielkopolska-Polônia, com apoio do Consulado Geral da Polônia e da Câmara de Comércio Brasil-Polônia no Paraná, na sede da entidade.

A comitiva é formada por empresários de vários segmentos e será apresentada pelo vice-governador da Província de Wielkopolska, Leszek Wojtasiak. A ação do Concex tem o objetivo de aproximar os empresários do Paraná a outros mercados, para possibilitar o acesso a novas oportunidades de negócios e promover o desenvolvimento local. Entre os empresários poloneses há representantes que têm interesse de fechar negócios no Paraná com os setores de fundição de ferro (acessórios para tratores), beneficiadores e envasadores de café embalado e solúvel, parceiros da indústria de plástico e companhias envolvidas em design e nanotecnologia, empresas de construção de estradas, minas de agregados, os fabricantes de implementos rodoviários, plásticos, de biotecnologia, instituições científicas e financeiras. Estão também interessados em estabelecer contatos com uma indústria turística — agências de turismo, hotelaria, indústria de catering, spa etc. e com indústrias de entretenimento, eventos e conferências.

Na comitiva há ainda representante de instituições de pesquisa e universidades. Eles pretendem estabelecer contatos com parceiros da área da biotecnologia médica. O doutor Andrzej Mackiewicz, da BioContract Sp. z o.o., e professor da Universidade de Medicina, por exemplo, desenvolve várias pesquisas na área do câncer de pele, entre elas a busca de uma vacina contra o melanoma. Este tipo de câncer aparece entre os dez tipos de tumores com maior probabilidade de atingir à população do Paraná neste ano, segundo estimativas para 2010 feitas pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), do Ministério da Saúde (http://www.inca.gov.br/estimativa/2010/).

A ideia dessas instituições de pesquisa é buscar contato com instituições com o perfil semelhante à Universidade de Tecnologia de Poznan, para criar as bases de uma cooperação recíproca, na promoção e realização de atividades como Intercâmbio no âmbito acadêmico e estudantil, projetos de investigação, intercâmbio de informação etc.A Universidade de Ciências da Vida em Poznan está interessada em cooperação na investigação da ciência com as universidades do Brasil no campo da ciência da vida e dos cursos que mantém (exemplos: biologia, biotecnologia, ambiente, agricultura, ciência dos alimentos e nutrição, horticultura, silvicultura, tecnologia da madeira, engenharia ambiental, zootecnia).

Empresas que devem estar presentes ao encontro: Rafa? D?browski Trade Company Sp. z o.o.; Ritex Gourmet Alfred Molski; Interplastik Sp. z o.o.; Gembiak – Mikstacki SPJ; Eureka Technology Park; Spó?ka z Ograniczon? Odpowiedzialno?ci?; BMC Hotels Sp. z o.o.; Grupo Nickel; BioContract Sp. z o.o.; Universidade de Tecnologia de Poznan e Universidade de Ciências da Vida