ACP recebe embaixadores da União Européia

Em almoço oferecido pelo Conselho de Comércio Exterior e Relações Internacionais (Concex –RI), representantes destacaram a relação comercial e sanguínea com o Paraná

A passagem de embaixadores da União Européia pelo Paraná, entre os dias 12 e 15 de maio, também teve escala na Associação Comercial do Paraná (ACP). Dezoito representantes do bloco, incluindo a Croácia, (futura integrante da UE) foram recebidos em almoço promovido pelo Conselho de Comércio Exterior e Relações Internacionais (Concex-RI).

A portuguesa Ana Paula Zacarias, embaixadora chefe da União Européia no Brasil, destacou a importância do encontro com o meio empresarial e lembrou que a UE, atualmente com 27 países, possui excelente relação diplomática e comercial com o Brasil. “A União Européia é a maior importadora de bens agrícolas brasileiros e o nosso investimento no Brasil é maior do que em países como Índia e China”, informa.

Segundo a representante do grupo, a crise nos países europeus não compromete as relações comerciais e o euro continua estável, aumentando a confiança do bloco. Ana, que já foi cônsul de Portugal no Paraná, se mostrou surpresa com o crescimento do estado nos últimos 15 anos e durante o pronunciamento destacou três pontos fundamentais para o crescimento econômico de uma nação: consolidação fiscal, políticas estruturais e promoção de investimento sem divulgação do crédito.

O coordenador do Concex-RI, Odone Fortes Martins, falou das oportunidades e lembrou a forte presença da imigração européia na região. “O Paraná tem um pouco do DNA desses países. Essa diversidade se reverte em força e qualidade de trabalho, uma das nossas maiores características”, afirmou.

Os diplomatas também conheceram as Cataratas do Iguaçu, Itaipu Binacional, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Federação das Indústrias do Paraná (FIEP) e a empresa O Boticário. Em Curitiba, se encontraram com algumas lideranças políticas como o governador Beto Richa, prefeito Luciano Ducci e secretário estadual da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, para discutir, entre outras coisas, a criação da Agência de Internacionalização do Paraná.

Estiveram na ACP, embaixadores da Áustria, Alemanha, Bélgica, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslovênia, Finlândia, Grécia, Irlanda, Holanda, Polônia, Portugal, Rep. Tcheca, Romênia, Suécia,Finlândia e França.