ACP recebe palestra de consultor internacional

A sala magna da Associação Comercial do Paraná (ACP) recebeu um bom número de pessoas para a palestra com o consultor internacional, Ken O´Donnell. O evento foi promovido pelo Conselho Político da Casa, em parceria com o Conselho de Comércio Exterior e Relações Internacionais (CONCEX-RI), no dia 17 de setembro.

Kenneth Graeme O’Donnell é australiano e já viveu e trabalhou nos cinco continentes. Autor de 13 livros, traduzidos em nove idiomas, O´Donnel já se apresentou em mais de 2000 conferências para empresários que desejam exercer uma liderança consciente, mesmo em tempos de crise.

Na palestra ministrada na ACP “O espírito do líder – lições para tempos turbulentos”, o consultor abordou conceitos modernos de gestão e liderança de equipe. Ele destacou a importância da relação humanitária na empresa, alertando que as boas ideias de uma empresa não devem estar subordinadas aos egos. “Precisamos inspirar as pessoas e não deixar o ego passar por cima das boas ideias. Muitas vezes as piores soluções ganham espaço pela falta de conhecimento da própria equipe”, disse.

Tomando como exemplo o sistema alternativo de gestão da empresa Google, O´Donnell enumerou alguns problemas frequentes na administração de uma equipe, lembrando que em muitos casos os lideres se esquecem do bem estar do grupo, focando na produção e perdendo a conectividade com o sentido do trabalho.

Ao fim do encontro, o consultor opinou sobre a situação atual política e econômica do Brasil. “Acho que o brasileiro passou a confiar no seu talento, produzindo com autenticidade, sem imitar outros países. Se o Brasil conseguir administrar o clima do jeitinho brasileiro e combater a corrupção por meio de grupos atuantes, conseguirá crescer notoriamente”.

O evento contou com a presença do presidente em exercício da ACP, José Eduardo Sarmento, do coordenador do Conselho Político, Gláucio Geara, do coordenador do Concex-RI, Carlos Eduardo Guimarães , do vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Hélio Bampi, do vice-presidente da ACP, Odone Fortes, entre outros.