ACP terá comitê para expansão das telecomunicações

Empresário fala sobre situação geral do setor e pede remoção de gargalos públicos

O Conselho Político da Associação Comercial do Paraná (ACP) em reunião realizada nessa quinta-feira (11), após exposição do empresário Hélio Bampi, vice-presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), sobre a situação geral das telecomunicações, sugeriu por meio do coordenador Gláucio José Geara a criação do Comitê para Expansão das Telecomunicações no Paraná, a ser coordenado pelo advogado Monroe Olsen, vice-presidente da entidade e integrado por especialistas convidados. Na oportunidade, o delegado federal Gastão Schefer Neto, diretor da Associação de Delegados Federais do Paraná (ADPF), foi empossado como integrante do Conselho Político.

Bampi que é empresário da área, presidente da Radiante Engenharia de Telecomunicações, assim como de empresas madeireiras e fábricas de plástico, discorreu sobre os desafios para a expansão das telecomunicações, citando como tema crítico o licenciamento para a instalação de novas antenas para garantir o funcionamento dos equipamentos 4G, que “somente para atender a necessidade de Curitiba num evento como a Copa do Mundo, por exemplo, devem ser da ordem de 652”, lembrou.

O empresário citou os gargalos colocados pelo setor público, enfatizando a existência de mais de 250 leis regulamentando a questão, engrossando um processo burocrático “que torna cada vez mais morosa a expansão do sistema”. Revelou ainda que atualmente no Brasil são registrados 262 milhões de acessos a celulares e 88 milhões de acessos em banda larga nos 3.309 municípios com cobertura 3G. Em 2012, assinalou, o setor teve investimentos de R$ 25,3 bilhões.

Em conclusão, o empresário afirmou não ter dúvida que o licenciamento para novas antenas será aprovado “tendo em vista a garantia da infraestrutura que o setor necessita para expandir seus serviços, evitando constrangimentos em eventos do porte da Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas, que o Brasil sediará nos próximos anos”.

Participaram do encontro o presidente Edson José Ramon, vices-presidentes e coordenadores de conselhos da ACP, além de Biratã Giacomoni (Siitep); Luis Carlos Nicolait (Radiante Engenharia de Telecomunicações); Antonio Carlos de Melo (Copel); Marcos Vieira (GVT); Rudinei Belinkevicius (Claro); Katia Garbin (Oi) e Marcelo Rodrigues Benthiem (TIM).