Balanço pós-Dia dos Pais supera expectativa do comércio curitibano

Pesquisa contratada pela ACP aponta crescimento de 6,7% com relação a 2011

Após entrevistar 200 comerciantes e 200 consumidores, entre os dias 13 e 14 de agosto, o Instituto Datacenso obteve um resultado acima do esperado pelos comerciantes. A pesquisa encomendada pela Associação Comercial do Paraná (ACP) constatou o crescimento médio de 6,7% nas vendas para o Dia dos Pais. O valor superou em mais que o dobro a expectativa da pré-venda, estimada em 3%.

De acordo com os comerciantes, as principais formas de pagamento utilizadas foram o parcelamento no cartão de crédito, com 46%, e dinheiro, com 25.5%. A maioria dos lojistas (65.5%) preparou alguma promoção especial para a data, com larga preferência para descontos no pagamento à vista (61.6%).

Os números foram confirmados pelo consumidor, que aumentou o valor médio das compras de R$ 125,80 em 2011 para R$ 133,60, média de 6,2% a mais. Os presentes mais citados foram roupas e acessórios (47.6%), perfumes (16%), calçados (14,2%) e eletrônicos (4,7%).