Boa Vista: pedidos de falência crescem 8,7% em setembro de 2012

No acumulado do ano os pedidos já subiram 27,4%, segundo dados da Boa        Vista,administradora do SCPC, divulgados pela Associação Comercial do Paraná

 Dados da Boa Vista, com abrangência nacional, mostram que o número de pedidos de falência aumentou 8,7% em setembro na comparação com agosto de 2012. No acumulado do ano o número de pedidos de falência apresenta crescimento de 27,4% contra o mesmo período de 2011. Em relação ao mesmo mês de 2011, os pedidos de falência cresceram 103,1%. Os dados foram divulgados pela Associação Comercial do Paraná com base nos dados da Boa Vista Serviços, administradora do SCPC.

 Falências Decretadas

As falências decretadas, por sua vez, cresceram 3,5% em setembro e acumulam crescimento de 8,4% no ano ante o mesmo período de 2011. Sobre setembro de 2011 o número de falências decretadas aumentou 35,4%.

 Recuperação Judicial

Os pedidos de recuperação judicial e o deferimento dos pedidos de recuperação também cresceram em setembro e continuam com forte tendência de alta no acumulado do ano, na comparação com o mesmo período de 2011. 

A desaceleração econômica observada recentemente na economia continua prejudicando o desempenho financeiro das empresas e diminuindo a capacidade de pagamento, elevando os pedidos de falência e de recuperação judicial em 2012. A elevação recente da inadimplência dos consumidores e empresas também se reflete na capacidade de geração de caixa das empresas.

A retomada esperada para o segundo semestre, o cenário favorável do mercado de trabalho, a redução das taxas de juros e a manutenção das isenções de impostos em alguns setores da economia ainda não aliviaram os riscos de insolvência, mas podem contribuir para a diminuição dos efeitos da redução na atividade ainda este ano.

 Sobre a Boa Vista Serviços

A Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), coloca ao seu alcance as melhores soluções para a tomada de decisões de crédito e gestão de negócios. É a única empresa do segmento de serviços de informações comerciais com controle nacional. São mais de 350 milhões de informações comerciais sobre consumidores e empresas e mais de 42 milhões de registros de transações.

A empresa também se destaca no mercado pela inovação e pelo contínuo investimento em tecnologia, além de sua capilaridade nacional conquistada por meio de parceria com mais de 2,2 mil entidades de classe, distribuidores, revendedores autorizados e escritórios regionais.

Com sua ampla oferta de soluções para todos os segmentos da economia, a Boa Vista também possui serviços e soluções que ajudam o brasileiro a cuidar bem do seu nome, prevenindo-se contra fraudes e a usar o crédito de forma sustentável. A Boa Vista Consumidor Positivo é uma vertical da empresa que possui serviços voltados exclusivamente para o consumidor como a campanha “Acertando suas Contas”, maior iniciativa de promoção da sustentabilidade do crédito no País, o serviço de utilidade pública “SOS Cheques e Documentos”, que aumenta a prevenção contra fraudes, o serviço “Consulta de Débito” e diversas iniciativas de Educação Financeira.

A Boa Vista também apoia a efetiva implantação do Cadastro Positivo no país, contribuindo para que mais brasileiros tenham acesso ao crédito e os diferentes segmentos tracem suas estratégias de negócio a partir de uma melhor compreensão dos consumidores no mercado brasileiro.