Brasil e Turquia cada vez mais próximos

Criação da Associação Empresarial Brasil-Turquia fomenta relações comerciais entre os países

A fim de incentivar os acordos bilaterais entre Brasil e Turquia foi fundada a Associação Empresarial Brasil-Turquia (ASEBT), no primeiro trimestre do ano passado. Anualmente para reforçar o elo entre os países a ASEBT organiza uma missão de empresários brasileiros dispostos a participar do programa “Ponte de Comércio Turquia-Mundo”. A próxima edição do evento reunirá empresários de 150 países no mês de junho, em Istambul.

Sob responsabilidade e coordenação da Subsecretaria do Comércio Exterior e Ministério das Relações Internacionais da Turquia, a “Ponte de Comércio Turquia-Mundo” facilita aos participantes rodadas de negócios e uma feira de exposições das empresas dos setores de construção, móveis, materiais de construção e têxtil.  

Em 2010, o volume comercial esperado para o evento ultrapassou U$$ 10 bilhões. Estiveram presentes mais de 2,5 mil empresas que realizaram cerca de 200 mil contatos comerciais. A Associação Comercial do Paraná está apoiando uma missão empresarial paranaense que dentro de dois meses viajará à Turquia.