Bumerangue de Ideias discute transporte coletivo de Curitiba

O engenheiro e especialista em transporte público, Gelson Forlin, foi o convidado para conduzir o evento

O sistema de transporte coletivo de Curitiba foi tema de um painel de discussões, na noite desta segunda-feira (10), dentro do Bumerangue de Ideias do Conselho de Jovens Empresários da Associação Comercial do Paraná. O convidado para conduzir o evento foi o engenheiro Gelson Forlin, que é especialista em transporte público, auditor técnico e diretor operacional de quatro empresas operadoras de ônibus da cidade.

O engenheiro fez um panorama da evolução do modelo de transporte urbano adotado pela Prefeitura, passando pelos primeiros ônibus que faziam o transporte de passageiros na década de 1970 até chegar aos mais modernos biarticulados movidos a biocombustíveis que circulam hoje. Forlin falou, também, da importância de promover acessibilidade para todos. Segundo ele, “o transporte induz o desenvolvimento das cidades” e atualmente 97% da frota de ônibus de Curitiba opera com embarque especial para portadores de necessidades físicas.

Outro ponto alto do encontro foi a explanação do especialista sobre o processo de licitação para operação do transporte coletivo da cidade, que se inspira em dois eixos basilares. “O primeiro reconhece, em forma de outorga, os investimentos feitos pelos operadores do sistema e o segundo foca na qualidade técnica e prestação de serviços das empresas”, explicou ele.

Forlin abordou, ainda, os principais aspectos da infraestrutura viária da capital, abordando a implementação de novas medidas e a viabilidade de execução de obras, como a instalação de viadutos, trincheiras, e do metrô.