Cadastro positivo será debatido na ACP

Pontualidade nos pagamentos trará benefícios aos consumidores

O CEO da Boa Vista Serviços, Dorival Dourado, acompanhado pelo diretor da área de produtos, Leonardo Soares, são os convidados do presidente Edson José Ramon, da Associação Comercial do Paraná (ACP) que tem a representação da citada empresa em nosso estado, para ampliar o debate sobre o cadastro positivo. O evento será realizado nessa sexta-feira (22), na sala magna Maria Christina Andrade Vieira (8º andar), às 11 horas.

Foram também convidados para a discussão do tema, além de associados, diretores e executivos de grandes empresas, bancos e financeiras.

Aprovada pelo Congresso Nacional a Medida Provisória criando o cadastro positivo foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff, em maio de 2011. A iniciativa da medida foi de autoria do então deputado federal Guilherme Afif Domingos, em 2003.

O cadastro positivo é um banco de dados com informações sobre consumidores que cumprem as obrigações financeiras em dia, facultando aos fornecedores a concessão de benefícios e vantagens aos clientes, por exemplo, a diminuição dos juros no crediário.

A Boa Vista Serviços, que já opera o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), uma das mais eficientes organizações do gênero com atuação no mercado nacional,  está também focada na criação de um banco de dados com informações sobre o histórico de crédito de milhões de consumidores. O operador será responsável pela coleta, armazenamento, análise e acesso de terceiros às informações. Uma das vantagens é que o consumidor deverá autorizar a inclusão de seus dados no cadastro e pedir a retirada de seus dados no momento que desejar.