Ciclistas de Curitiba ganham ciclofaixa

Projeto visa promover o bem estar e movimentar as atividades do comércio de rua.

Com dias e horários determinados, as bicicletas terão lugar exclusivo para circular no centro de Curitiba. São as chamadas ciclofaixas, pistas criadas especialmente para elas e que garantirão mais segurança às pedaladas em pelo menos um domingo por mês. A novidade foi anunciada pelo prefeito Luciano Ducci, na recente visita que a presidente Dilma Rousseff fez à cidade, mas a ideia já era uma antiga reivindicação do projeto Centro Vivo, da Associação Comercial do Paraná.

Segundo Antônio Miguel Espolador Neto, vice-presidente da ACP, “as ciclofaixas visam estimular o uso da bicicleta como alternativa de transporte sustentável e movimentar, também, as atividades dos comércios de rua com a presença dos ciclistas”. Por enquanto, o roteiro passa pelas ruas XV de Novembro, Marechal Deodoro, Emiliano Perneta, Visconde de Nácar, André de Barros e Mariano Torres, mas deve ser ampliado com novos trajetos até o final do ano.

A Prefeitura prevê, ainda, que as pistas funcionem como nova opção de lazer à população. “A intenção é que o circuito valorize o centro histórico da cidade e garanta a ligação com as ciclovias de acesso ao Parque Barigui, um dos principais cartões postais da cidade”, disse o prefeito durante discurso. Ainda segundo ele, o projeto vem de encontro à preocupação constante da gestão municipal em promover a saúde, o bem estar e a qualidade de vida de toda comunidade, além de fomentar as atividades dos comércios locais.