CJE comemora semana do empreendedorismo lançando concurso

Palestras destacam oportunidades para projetos baseados em inovação

O Conselho de Jovens Empresários (CJE) da Associação Comercial do Paraná, coordenado por Henrique Domakoski, comemorou a Semana Global do Empreendedorismo (11 a 16 de novembro), com o lançamento nesta terça-feira (13) do concurso “Minha Ideia Muda o Mundo”, que vai possibilitar a jovens empreendedores a exposição de novos projetos ou modelos de negócios.

As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 10 de dezembro, sendo que as 10 melhores ideias selecionadas por uma comissão examinadora serão divulgadas no dia 15 de janeiro de 2013, sendo a apresentação pública em 30 de janeiro e o resultado final no dia 5 de fevereiro. A melhor ideia será premiada com R$ 10 mil e o vencedor poderá contar ainda com a orientação da equipe incubadora do Senai.

Além do apoio da ACP, o concurso conta igualmente com o incentivo da C2i Anjos Rede de Investidores do Paraná, Solution Comunicação e Agência de Fomento do Paraná.

Desafios

Os destaques do evento foram as palestras sobre desafios do Brasil como país empreendedor, ministradas por Belmiro Valverde Jobim Castor, diretor da Escola João Paulo II, consultor de empresas, professor do doutorado em Administração de Empresas da PUC/PR e ex-secretário estadual do Planejamento e Educação, e Hélio Bruck Rotenberg, presidente do Grupo Positivo e Positivo Informática, indústria que ajudou a criar no final dos anos 90.

Belmiro assinalou que o momento é de grandes oportunidades em todos os países, lembrando que das dez maiores empresas da atualidade, três nasceram em garagens, mas já chegaram a 30 anos de existência, contrariando a breve expectativa de vida de novos empreendimentos. Chamou também a atenção dos jovens empreendedores presentes para o fato de que “a economia está muito diferente dos padrões tradicionais e, por isso tem enorme potencial de multiplicação”.

Lembrou também a tese de Schumpeter sobre a destruição criativa, frisando que hoje a média de vida de um produto no mercado é de 10 meses, para dizer que a palavra mágica da atualidade é inovação, mediante a qual os produtos estão sendo constantemente reelaborados. Para estimular os jovens empresários, Belmiro disse que é necessário estar antenado com as novidades e desenvolver a capacidade de enxergar o futuro, valorizando a ideia subjetiva de que vale a pena fazer alguma coisa.

Por sua vez, Rotenberg discorreu sobre o desenvolvimento da Positivo Informática que iniciou fabricando 30 computadores e hoje produz anualmente 2,5 milhões, com fábricas em Curitiba, Ilhéus, Manaus e na Terra do Fogo, para abastecer o mercado argentino. Hoje a Positivo Informática é a maior fornecedora do mercado brasileiro, a 4ª na América Latina e 11ª no mundo.