COMÉRCIO PREVÊ AUMENTO DE 6% NAS VENDAS PARA O DIA DAS MÃES

Em pesquisa contratada pela ACP, Instituto Datacenso revela otimismo na segunda data mais importante para o comércio varejista.

A pouco menos de um mês para o Dia das Mães, mais da metade dos comerciantes (60%) crê que as vendas deste ano serão superiores ao mesmo período do ano passado, com um aumento previsto de 6%.

Embalados pelo otimismo, 70% dos 200 comerciantes entrevistados, pretendem apresentar alguma promoção para o período, priorizando os descontos no pagamento à vista e como segunda opção o sorteio de prêmios.

Do outro lado, os consumidores também pretendem gastar mais do que em 2011. De acordo com a pesquisa, a média de consumo para o período, segundo os entrevistados, será de R$165,73, valor superior ao registrado no ano passado, de R$155,15. Os presentes mais citados entre os consumidores foram roupas (37%), perfumes (17%) e calçados (11%).

Para o economista e diretor do Instituto Datacenso, Cláudio Shimoyama, o aumento das vendas na última Páscoa e a importância do Dia das Mães no varejo, ficando atrás apenas do Natal, ajudam a embasar o otimismo do comércio. Vale destacar que em 2011 as vendas cresceram 3% em relação a 2010.