Concex- RI recebe diretores da Bélgica e Luxemburgo

O diretor de negócios da agência governamental de desenvolvimento econômico belga da província de Luxemburgo, Joël Marinozzi, o gerente de desenvolvimento de negócios da empresa PWC de Luxemburgo, Thierry Muschang, acompanhados da brasileira Monica Tiuba, gerente fiscal da PWC, visitaram a Associação Comercial do Paraná (ACP) nesta segunda-feira (22). O encontro foi promovido pelo Conselho de Comércio Exterior e Relações Internacionais da ACP (Concex-RI) e tratou da logística de distribuição como processo de internacionalização para as exportações brasileiras.

A apresentação coordenada por Monica Tiuba procurou ressaltar as vantagens de exportar para a Europa via Luxemburgo, eliminando a intermediação dos chamados traders (agentes responsáveis pelas negociações e transações dos produtos). De acordo com a gerente, o processo de internacionalização feito pela maioria dos empresários não é muito eficiente, pois boa parte do lucro se perde na negociação com os representantes.

Os diretores ressaltaram a localização estratégica do país que pode abastecer os cerca de 500 milhões de consumidores do mercado europeu. A mão de obra qualificada, o grande número de imigrantes portugueses e brasileiros (25%) e a tributação praticada em Luxemburgo também foram destacados. O ponto de entrada na Bélgica, por meio da província de Luxemburgo foi ressaltado por Marinozzi.

Ao final do encontro, os representantes responderam as perguntas dos conselheiros. A reunião contou com a presença do coordenador do Concex-RI Carlos Eduardo Guimarães, do vice-presidente da ACP, Sinval Lobato Machado, da conselheira e vice-presidente do Conselho da Mulher Executiva, Rosa Maria Amaral Silva, do conselheiro e consultor internacional, Eduardo Pereira Guimarães, entre outros.