Concex – RI recebe empresários da América Latina

Uma comitiva formada por coordenadores comerciais e empresários, entre eles, chefes do Poder Executivo, legisladores e pesquisadores da Argentina, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Equador, Peru, Paraguai e Republica Dominicana visitou a Associação Comercial do Paraná (ACP) com o objetivo de conhecer aspectos da cultura local e fortalecer o mercado latino americano. O evento promovido pelo Conselho do Comércio Exterior e Relações Internacionais da instituição (Concex-RI) aconteceu nessa sexta-feira (3) e contou com palestras e debates sobre parcerias estratégicas unilaterais e desenvolvimento educacional e financeiro.

A Organização para o Desenvolvimento da América Latina e Caribe (Onward), bem como seu Instituto Internacional para o Desenvolvimento Local (IIDEL), são entidades promotoras de desenvolvimento sustentável na América Latina, Caribe e países africanos de língua portuguesa. Em 2012 a organização completa 10 anos e como parte da celebração trouxe à Curitiba a missão internacional de capacitação técnica e de recursos. Os representantes também visitaram a Assembléia Legislativa do Paraná e o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (LACTEC).

O coordenador do Concex-RI Odone Fortes Martins, saudou os convidados após a palestra do conselheiro e professor Antoninho Caron e apresentou a história da ACP, terceira associação empresarial mais antiga do Brasil, com 122 anos de fundação. “Precisamos fortalecer a união com os países vizinhos e peço aos presentes que divulguem em seus respectivos países que a ACP está de portas abertas para debates em prol da evolução da America Latina”, disse.

Após os debates, foi servido um almoço com a presença de dirigentes da Casa e do presidente da Câmara Municipal de Curitiba, o vereador João Luiz Cordeiro.