Concex-RI tem novo coordenador

Integração e mecanismos inteligentes devem orientar as atividades

O novo coordenador do Conselho de Comércio Exterior e Relações Internacionais (Concex-RI) da Associação Comercial do Paraná (ACP), Carlos Eduardo Guimarães foi empossado nessa quinta-feira (16) juntamente com os demais integrantes do órgão, para o biênio 2012-2014. O ato teve a presença do presidente Edson José Ramon, vices-presidentes, representantes do corpo consular e empresários ligados ao comércio exterior.

Ramon agradeceu em nome da instituição o trabalho realizado pelo Concex-RI na gestão anterior, sob a coordenação de Odone Fortes Martins e desejou pleno êxito ao novo coordenador e seus conselheiros. O presidente enfatizou a necessidade de integração com as secretarias estaduais do Planejamento e Indústria e Comércio “para atuar por meio de mecanismos inteligentes no monitoramento das ações visando atrair investimentos produtivos para o estado”.

O presidente da ACP enfatizou que “caso não haja essa visão empresarial, hoje prejudicada pelo excesso de burocracia, o risco é perder investimentos para outros estados da Federação, como tem ocorrido”.

O ex-coordenador Odone Fortes Martins fez rápido balanço das atividades, agradecendo o apoio do corpo consular, câmaras de comércio e centros educacionais, citando nominalmente os colaboradores Antoninho Caron e João Camargo, além de fazer uma referência especial a Fernando Antonio Miranda, grande impulsionador do comércio internacional paranaense.

Na exposição das principais diretrizes para a gestão 2012-2014, Carlos Eduardo Guimarães enfatizou que o Concex-RI atuará com base no planejamento, ação e monitoramento subordinados à realidade orçamentária, “assumindo desafios com muita garra para a construção de um novo Paraná”.