Conselho de Bairros faz reunião itinerante

O Conselho de Bairros do Comércio Vivo da Associação Comercial do Paraná (ACP) realizou recentemente a terceira reunião mensal itinerante, na sede da Associação do Comércio e Indústria de Santa Felicidade (ACISF), com a participação de conselheiros das congêneres do comércio curitibano. O convidado do encontro foi o secretário municipal Nazir Abdalla Chain (Defesa Social) que discorreu sobre o sistema de segurança operado pela gestão municipal, mesmo ressaltando que a questão não diz respeito ao âmbito municipal.

Entretanto, o secretário reconheceu que o assunto preocupa a cidadania e os comerciantes em particular, “causando indignação e revolta”.  Oriundo da Polícia Federal, Nazir colaborou com o então secretário Fernando Francisquini na organização da Secretaria Antidrogas, sendo posteriormente convidado a assumir a pasta da Defesa Social, historiando a série de medidas tomadas para enfrentar os problemas de segurança na capital. Nazir enfatizou a integração existente hoje com a Secretaria de Segurança Pública estadual, a exemplo do projeto das Unidades Paraná Seguro (UPS) já implantado no bairro do Uberaba, “onde os índices de criminalidade foram reduzidos de maneira concreta”.

Diante da colocação de Francisco Costa Filho, da ACIUR, de que a UPS do Uberaba contribuiu “para transmitir imagem bastante negativa do bairro, generalizando os níveis da criminalidade” , Nazir explicou que a mesma “foi instalada em ponto estratégico com o objetivo de atacar e reduzir de forma imediata e pontual os indicadores da criminalidade, principalmente os homicídios”.

O secretário respondeu, ainda, a várias questões levantadas pelos presentes, incluindo a Copa do Mundo e o esquema de segurança que o evento exigirá, lembrando que a questão está sendo equacionada conjuntamente pelos governos federal, estadual e municipal.