Dia das Mães ajudou comércio a vender 7,8% a mais

Pesquisa realizada pelo Instituto Datacenso para a Associação Comercial do Paraná (ACP), sobre o desempenho das vendas em relação ao Dia das Mães, segunda data mais importante no planejamento dos estabelecimentos comerciais, registrou o crescimento médio de 7,8%, em comparação com o mês anterior. A pesquisa ouviu 200 comerciantes entre os dias 14 e 15 últimos, com preferência para os ramos de vestuário, calçados, móveis, joias, eletroeletrônicos, telefones, entre outros.

Dos consumidores que compraram presentes para as mães, 49% optaram pelo pagamento parcelado com cartão de crédito, ao passo que 18% vão pagar à vista no vencimento do cartão. Com a finalidade de estimular as vendas, 67% dos comerciantes lançaram mão de promoções, especialmente a concessão de desconto para pagamento à vista, argumento utilizado por 56% dos entrevistados.

A expectativa da maioria dos comerciantes, segundo apurou o Instituto Datacenso, era vender 6% a mais em comparação com o mesmo período no ano passado, mas o crescimento chegou a 7,8%. Em 2011, o crescimento médio de vendas estimuladas pelo Dia das Mães foi de apenas 3%, em relação ao mesmo período em 2010.