Dia das Mães projeta crescimento de 6% nas vendas

Pesquisa realizada pelo Instituto Datacenso sob encomenda da Associação Comercial do Paraná (ACP) nos dias 2 e 3 de abril, com base na resposta de 200 comerciantes e número igual de consumidores mostrou que esse ano, na comparação com 2012, a estimativa é que haja a expansão de 6% nas vendas motivadas pelo Dia das Mães, segunda data mais importante para o comércio. O valor médio dos presentes será de R$ 172, superando em 7% a média do ano passado, que foi de R$ 161.

Os comerciantes destacaram entre os fatores que vão influenciar positivamente as vendas, a chegada das novas coleções de outono e inverno, promoções especiais e o hábito arraigado de presentear as mães no seu dia. Por sua vez, os consumidores indicaram que os pagamentos serão feitos à vista com cartão de crédito (35%), em dinheiro (24%), parcelado com cartão de crédito (23%), à vista com cartão de débito (10%), além de modalidades menos citadas como carnês e cheques.

Para melhor aproveitar a data, 90% dos comerciantes ouvidos pelos entrevistadores pretendem lançar mão de promoções (descontos para pagamento à vista, produtos em oferta especial e parcelamento maior no cartão), além do tradicional sorteio e distribuição de brindes.

Para 46% dos comerciantes as vendas desse ano serão maiores que no período igual do ano passado, com a projeção de 6% de crescimento. Os presentes mais procurados na concepção dos consumidores serão roupas (18%), calçados (16%), perfumes (13%), bolsas e acessórios (11%), citando-se também a intenção de presentear as progenitoras com jóias, relógios, flores, livros, viagens e chocolate.