Economia sustentável entre as Américas

Seminário busca soluções positivas para futuro da energia e do clima.

Com o tema “Planejamento para desenvolvimento de uma economia sustentável entre as Américas”, começa, nesta terça-feira (7), em Curitiba, o Seminário Internacional “Energia e Clima”.  O evento, que tem como objetivo incentivar o uso das energias renováveis e práticas sustentáveis nos continentes, é promovido pela Associação Comercial do Paraná (ACP),  por  intermédio   do Conselho de Comércio Exterior e Relações Internacionais (Concex-RI), em parceria com a American Planning Association (APA) e Prefeitura de Curitiba.

O seminário, que prossegue até quarta-feira (8), vai discutir ações de pesquisa e estratégias para o enfrentamento às alterações no clima global, estabelecendo relações entre consumo de energia e processos de mudanças climáticas. Nos 11 painéis programados para o evento, há palestras, estudos de caso e mesas-redondas sobre sustentabilidade, meio ambiente, energia renovável, carbono, energia nuclear, entre outros temas. A palestra magna será proferida pelo urbanista Jaime Lerner, que falará sobre “Uma Visão de Sustentabilidade nas Cidades”. No total, 28 painelistas conduzirão a programação.

Sobre o seminário

A parceria entre as Américas sobre energia e clima é um acordo internacional que foi firmado por vários países da América Latina e do Caribe, em 2009. Proposta no Summit of Americas pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e outros chefes de Estado, a iniciativa tem o intuito de incentivar o uso de energias renováveis, aperfeiçoar o gerenciamento sustentável de florestas, melhorar o uso da terra e diminuir o impacto das mudanças climáticas, por meio de ações de planejamento urbano sustentável. A proposta é trocar experiências e identificar desafios em planejamento para desenvolvimento de uma economia sustentável entre as Américas.

Serviço:

O que: Seminário Internacional Energia e Clima

Quando: 7 e 8 de junho – das 8h30 às 18 horas

Local: Associação Comercial do Paraná –

Rua XV de Novembro, 621 – Centro

Auditório 9º andar

Informações: ecpa@planning.org ou (41)3320-2370