Embaixadora diz que Suécia quer fortalecer relações com o Brasil

“A Suécia tem grande interesse em fortalecer as relações com o Brasil, em trabalhar mais junto com os paranaenses e os curitibanos”, disse a embaixadora sueca no Brasil, Annika Markovic, durante café da manhã desta sexta-feira (11/02), realizado pelo Conselho de Comércio Exterior e Relações Internacionais (Concex-RI) da Associação Comercial do Paraná (ACP).

O encontro faz parte do programa “ACP das Nações”, iniciativa do Concex que tem como meta ampliar a cooperação comercial, cultural e social entre países por meio da criação, até agosto de 2012, de 150 Conselhos de Cooperação Econômica e Social.

O presidente da ACP, Edson Ramon, ressaltou que a amizade entre o Brasil e a Suécia tem raízes históricas e que a meta da ACP, através do Concex, é de contribuir para que este relacionamento se estreite ainda mais.

 Ele lembrou que “os primeiros contingentes de imigrantes suecos chegaram ao nosso país em 1890, exatamente no ano em que foi criada a Associação Comercial do Paraná”.

E acrescentou que a ACP, “mais do que centenária, é uma mostra do objetivo de somar esforços não só entre o empresariado e os cidadãos brasileiros, mas também entre povos de outros países, muito bem-vindos para que se produzam bons resultados para todos, tanto do ponto de vista socioeconômico como do ponto de vista cultural”.

Entre os presentes ao encontro, o economista Luiz Antônio Fayet lembrou de quando a Volvo se instalou na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), nos anos 70.

“Eu estava no Ministério da Indústria e Comércio e pelo intermédio do governador Ney Braga, conseguimos trazer esta empresa para cá”, disse.

O representante dos governos municipal e estadual, o secretario Municipal de Relações Internacionais, Eduardo Pereira Guimarães, ressaltou que a CIC e o pólo automotivo de Curitiba, devem muito a Fayet.

Ele afirmou ainda que uma missão empresarial do governo marcada para agosto à Polônia irá também à Suécia.

Créditos - Felipe Rosa

Créditos - Felipe Rosa  Créditos - Felipe Rosa  Créditos - Felipe Rosa  Créditos - Felipe Rosa  Créditos - Felipe Rosa 

Créditos - Felipe Rosa  Créditos - Felipe Rosa  Créditos - Felipe Rosa  Créditos - Felipe Rosa  Créditos - Felipe Rosa 

Créditos - Felipe Rosa