Escritora palestra sobre cerimonial empresarial na ACP

A escritora Olenka Ramalho Luz palestrou na Associação Comercial do Paraná (ACP), na noite da segunda-feira (20), sobre o tema do seu livro “Cerimonial Empresarial” que fala sobre etiqueta e protocolo internacional.

Atualmente empresários e representantes de grandes empresas mantêm cada vez mais contatos e relacionamentos externos em convenções empresariais, simpósios, coquetéis, conferências político-econômicas e almoços de negócios. Todos estes eventos devem ser regidos por um código que regule e facilite as inter-relações entre pessoas, empresas e instituições.

Olenka é especialista em cerimonial, etiqueta e protocolo internacional e no livro fala sobre o universo  oficial aventurando-se no mundo privado, analisando a etiqueta e o protocolo de negócios. A autora se aprofunda não apenas nas formas de protocolo empresarial, mas também na importância da cortesia e das boas maneiras como elementos indispensáveis no ambiente de trabalho, social e de negócios. Um capítulo especial é dedicado a essa arte, mostrando os elementos que compõem a negociação, como a imagem do negociador, a linguagem corporal, a vestimenta, a diversidade e o contexto cultural das partes negociadoras.

A autora lembra que tanto no mundo empresarial quanto no mundo oficial, deve existir ordem e respeito pela hierarquia. Em outros capítulos explica como devem ser as composições das mesas, sempre de acordo com as normas protocolares e com o tipo de evento, incluindo uma introdução ao conhecimento de vinhos, suas variedades e terminologia internacional, a arte de receber nos negócios, formas de tratamento e organização de eventos.

O livro será de grande utilidade para empresários e profissionais no momento de definir a estratégia  de relacionamento e de imagem da empresa.

Olenka Ramalho Luz é graduada em economia pela Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro (FEFRJ), pós-graduada em cerimonial e protocolo pela Universidad de Oviedo (Espanha) e técnica superior em cerimonial e protocolo pelo Centro de Estudos Superiores Embajador R. Tristany de Buenos Aires.