Evento discute sucessão na empresa familiar

Planejamento Sucessório nas Famílias Empresárias é o evento que a Associação Comercial do Paraná (ACP) promove nessa quarta-feira (20), em sua sede a partir das 19 horas. Os expositores serão os advogados Silviane Scliar Sasson e Marcelo Teixeira, respectivamente dos escritórios SPT&B e Cleverson Marinho Teixeira Advogados Associados, e o administrador de empresas Eduardo Valério, da Fundação Dom Cabral.

O evento é aberto a associados e empresários interessados na obtenção de informações sobre a legislação pertinente, a fim de resolver problemas comuns à passagem das gerações. Silviane vai falar sobre as razões que levam a empresa a planejar a sucessão e as ferramentas disponíveis especialmente no campo societário, ao passo que Marcelo Teixeira irá discorrer sobre as regras do direito sucessório. O representante da Fundação Dom Cabral, Eduardo Valério, tem a seu cargo a análise da governança corporativa aplicada aos processos de sucessão nas famílias empresárias.

Um dos principais enfoques dos expositores está na profissionalização das empresas, o que segundo Silviane “não significa afastar a família da gestão, mas substituir métodos intuitivos por métodos técnicos e profissionais”, enfatizando que “a sucessão planejada permitirá a preservação do patrimônio, a perpetuação da empresa e, essencialmente, evitará que conflitos familiares dificultem a continuidade dos negócios”.