Evento traz a Curitiba ex-ministro Ozires Silva e empresário Mário Gazin

Jovens empresários ouvirão líderes nacionais

 A Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje) e o Conselho de Jovens Empresários (CJE) da Associação Comercial do Paraná promovem em Curitiba, na próxima sexta-feira (16), a partir das 14 horas, no auditório do Museu Oscar Niemeyer (Centro Cívico) o Líder Sul, cuja finalidade é estimular o desenvolvimento de lideranças nacionais e regionais. Pela primeira vez em dez anos o encontro terá lugar no Paraná, incluindo a participação de jovens empresários de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O evento terá como conferencistas principais o ex-ministro Ozires Silva (Infraestrutura), um dos idealizadores e mais tarde presidente da Embraer, Petrobras e Varig e o empresário Mario Gazin, sócio-presidente do grupo Gazin, sediado em Douradina, na região noroeste do Paraná. Ambos vão falar de suas experiências na atividade empresarial.

Atualmente, o ex-ministro Ozires Silva exerce a função de reitor da Universidade de Santo Amaro (Unisa), em São Paulo, além de atuar como consultor em inovação e conferencista.  Segundo ele, o desenvolvimento brasileiro deve estar centrado em três vertentes: competência, informação e tecnologia, além de um sistema educacional estruturado e com investimentos na área da pesquisa. Por sua vez, o empresário Mario Gazin lidera um grupo empresarial com mais de 170 filiais espalhadas em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Acre, com forte presença no mercado varejista e atacadista. Em 2010, foi agraciado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com a Ordem do Mérito Industrial.

Além deles, o Líder Sul terá também as intervenções do engenheiro elétrico Benyamin Parham Fard, diretor administrativo da Biovita Consultoria Ambiental de Jaraguá do Sul (SC) e vice-presidente para assuntos de meio ambiente da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul, entre outras atividades. O representante gaúcho nos debates será o empresário Roberto Argenta, presidente da Calçados Beira Rio e da Fundação Antonio Meneghetti, que fez pós-graduação em psicologia na Universidade de São Petersburgo (Rússia).

O convidado paranaense dos organizadores do encontro é o engenheiro mecânico e de produção Yoshio Kawakami, atual presidente da Volvo Construction Equipment Latin America, responsável pela atuação da empresa no mercado latino-americano. Antes de assumir a presidência da unidade de negócios da multinacional sueca, Yoshio foi presidente da Cummins Japan, empresa sediada em Tóquio, na qual desenvolveu atividades nas áreas de exportação, marketing e venda de motores a diesel.