Feirão do Imposto na XV

Evento tem caráter didático e mostra para população quanto de imposto está embutido nos preços.

Neste sábado (25/09), das 11 às 16 horas, acontece a quinta edição do Feirão do Imposto organizado pelo Conselho de Jovens Empresários (CJE), da Associação Comercial do Paraná, e Conselho Estadual de Jovens Empreendedores (Conjove-PR), no calçadão da Rua XV de Novembro, em frente à sede da ACP. A mostra tem como meta esclarecer à população sobre os impostos e taxas embutidos nos preços pagos pelos produtos e serviços.

No evento realizado em outubro do ano passado, foram apresentados exemplos do tamanho da “mordida” do fisco nos preços cobrados em alguns produtos. O “assalto” ao contribuinte começa pela manhã. No café, a incidência de impostos chega a 36,52% e no leite, a 33,63%. O açúcar, usado para adoçar o café, paga 40,40% de impostos e nas frutas, o peso chega a 22,98%. No feijão e arroz, que têm os valores desonerados, uma vez que compõe a cesta básica no país, os impostos existem do mesmo jeito, apenas em patamares menores. No feijão e no arroz, eles pesam 18% sobre o preço final de cada um deles.

Há no país 83 tipos de impostos e taxas que ajudam a formar o preço final dos produtos e, na maioria dos casos, respondem pela metade dos preços cobrados em prateleira do consumidor. O balanço do Impostômetro, que tem um painel instalado em frente da ACP, na XV de Novembro, esquina com a Presidente Faria, chegou a R$ 800 bilhões pagos pelos contribuintes brasileiros no dia 30 de agosto deste ano.