“Festa da Luz” será espetáculo inédito do Natal em Curitiba

Mais de 200 pessoas vão participar de montagem que terá 50 mil lâmpadas

A prefeitura municipal de Curitiba, a Copel e o Ministério da Cultura (Minc), em função da lei Rouanet, se uniram ao Studio Festi para trazer à capital paranaense o espetáculo inédito no Brasil “Festa da Luz”, escrito e dirigido por Valerio Festi, criador de eventos festivos e comemorativos encenados em mais de 200 cidades do mundo. Festi se define como “um arquiteto da luz” e entre outros projetos que produziu destaca-se a decoração natalina da famosa Galeria Lafayette, em Paris.

Tendo em vista a parceria mantida pela Associação Comercial do Paraná (ACP) com a prefeitura, na realização do projeto “Curitiba, Capital do Natal”, o prefeito Luciano Ducci sugeriu uma reunião com os comerciantes da área central para a apresentação dos aspectos gerais do evento. O encontro ocorreu na tarde de quinta-feira (10), com a participação de Edoardo Canessa, diretor de atendimento do Studio Festi do Brasil, empresa responsável pela concepção, montagem e execução do projeto.

Para Juliana Vosnika, presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, tanto a revitalização do centro quanto a transformação definitiva de Curitiba na capital brasileira do Natal, “é um desejo do prefeito Luciano Ducci que começa a ser realizado, especialmente com o apoio da instituição que representa o comércio da cidade”.

Atração turística

Além de brindar a população com uma realização de alto nível, pela primeira vez trazida ao País, Juliana assegurou que a partir de agora “milhares de turistas virão à Curitiba, atraídos pelas festividades natalinas”, que a cada ano serão dedicadas à cultura de um país diferente, homenageando os povos que criaram as raízes do Paraná.

O evento comemorativo do Natal será montado no trecho da Rua XV de Novembro entre Marechal Floriano e Barão do Rio Branco, que será transformado numa autêntica galeria de luz com 50 mil lâmpadas, que ficarão acesas das 20h15 à meia-noite entre 1º de dezembro e 6 de janeiro. A entrada, em estilo frontão, terá 18 m de altura e uma sequência de arcos brilhantes de luz ao longo do calçadão.

Idealizado por Valerio Festi, o espetáculo “Desfile da Luz”, envolvendo 200 pessoas, será apresentado a cada noite em 20 palcos móveis, com trilha sonora especialmente produzida e a voz do narrador descrevendo as cenas que, segundo Canessa, representam o nascimento da luz no mundo remetendo a imaginação dos espectadores para o nascimento de Jesus.

Tendo em vista que 2011 é o ano da Itália no Brasil, Canessa explicou também que o conto mágico descreve em forma contemporânea a dinâmica luz/fogo como era imaginada pelos italianos no século XV, culminando com a grande festa de Natal.