Finalistas de concurso receberam prêmios

Estudantes da rede pública estadual inscreveram mais de 100 músicas  

Em ato realizado na tarde dessa quinta-feira (28) na Associação Comercial do Paraná (ACP), os finalistas do concurso musical “Barão do Serro Azul e sua Relevância para a História do Paraná”, receberam os prêmios de 1º, 2º e 3º lugares, além de duas menções honrosas. A composição vencedora, “Homem renomado” foi inscrita pelo Colégio Estadual D. Pedro I, de Pitanga, apresentada pelos alunos Ellen Binde, Maria Gabrieli Vieira, Matheus Maciel de Lara e Robson Chrystian Fusverski, orientados pelas professoras Mery Terezinha Arruda dos Santos e Cleide Dal Santos.

O segundo lugar foi atribuído pela comissão julgadora à música “A saga de um herói”, inscrita pelo Colégio Estadual Maria Isabel Guimarães, dirigido pela professora Dalva Sabino de Godoy, em São José da Boa Vista. “Homenagem Justa ao Barão do Serro Azul”, representando o Colégio Estadual Douradina, da cidade do mesmo nome, dirigido pela professora Lúcia Márcia Segala Castelini, recebeu a terceira indicação.

O grupo vencedor recebeu um tablet, certificados de participação e terá a música apresentada no programa E-Especial da TV E-Paraná. As composições classificadas em segundo e terceiro lugares, além dos certificados de participação, serão também exibidas na programação da TV E-Paraná. As menções honrosas foram entregues à Escola Estadual Jardim das Araucárias, de Castro, que inscreveu a música “Heroi da Pátria” e Colégio Estadual Almirante Barroso, da cidade de Rondon, que teve a composição “Barão do Serro Azul” defendida pelo aluno João Pedro Donadeli Zanellati.

Os integrantes dos grupos musicais vão ganhar uma viagem a Morretes, onde irão conhecer o local da morte de Ildefonso Pereira Correia, Barão do Serro Azul, ocorrida em 1894, sendo que as escolas onde estão matriculados receberam troféus alusivos à participação no concurso que teve mais de 100 inscrições.

A iniciativa destinada ao resgate da memória do grande vulto histórico paranaense resultou da parceria entre a Associação Comercial do Paraná e Secretaria da Educação (Seed). Participaram do evento, Edson José Ramon, presidente da ACP, professora Meroujy Giacomassi Cavet, superintendente da Seed representando o secretário Flávio Arns, empresário Fernando Fontana, bisneto do Barão do Serro Azul, Bernadete Zagonel, diretora da ACP Cultural, vices-presidentes da entidade e demais convidados, além de alunos de várias escolas da rede pública estadual.