Flávio Arns elogia Prospera Lojista

O governador em exercício e secretário estadual da Educação, Flávio Arns, aplaudiu a iniciativa da Associação Comercial do Paraná que criou, por meio da Universidade Livre do Comércio (ULC), o Prospera Lojista, programa de qualificação e aperfeiçoamento do comércio  que visa capacitar o empresário e seus funcionários para enfrentar os desafios do mercado. “Considero uma ideia muito boa e que deve ocorrer no Paraná, em todas as áreas”, acrescentou, ao destacar que a qualificação de mão de obra é o maior desafio vivido pelo estado e pelo Brasil, pois faltam profissionais capacitados para atender a demanda. “Esse é o caminho que deve ser percorrido: temos de qualificar as pessoas para o mercado de trabalho de acordo com a necessidade e também de acordo com a característica de cada região”, destacou.

Arns, que esteve no início da noite desta segunda-feira (18) na ACP  proferindo palestra sobre “Qualificação Profissional no Paraná” a um grupo de empresários e convidados, reafirmou a importância do curso, ao avaliar a necessidade que o estado tem de manter a qualificação da mão de obra permanentemente, para atender especialmente as micro e pequenas empresas que respondem por 25% do Produto Interno Bruto (PIB) e geram mais de 50% dos empregos formais no Paraná. “É preocupação do governo qualificar as pessoas para que possam colaborar para o sucesso dos empreendimentos, que, por sua vez, continuarão criando mais empregos e riqueza”,  esclareceu, ao adiantar que há cerca de 100 mil jovens em cursos profissionalizantes no estado. Por outro lado, lembrou que há 80 mil bolsas de aprendizes que não são utilizadas no Paraná.

Para o governador em exercício, o Prospera Lojista tem de se expandir para outras regiões “em parceria com o governo do estado, por meio da Secretaria da Educação”.

O presidente da ACP, Edson Ramon, enfatizou que a entidade, em sintonia com a evolução e as novas demandas do mercado, “tem se preocupado em capacitar o lojista e seus funcionários para que possam enfrentar, com sucesso, os novos desafios. E isso é promover a educação”. E, depois de lembrar que a família Arns tem em seu DNA a educação,  destacou que, por intermédio da ULC, a ACP tem realizado encontros  e palestras, além de instituir cursos, de acordo com a missão de ser defensora e fomentadora do desenvolvimento dos comerciantes. O Prospera Lojista começa no dia 15 de agosto, com o início do curso Qualificar, destinado aos funcionários, e, no dia 16, o Lucrar, voltado para os empresários. O curso contará com Loja Escola para que os alunos possam aliar a teoria à prática.

Barão nas escolas

Ramon ainda entregou ofício a Arns, solicitando a inclusão na grade curricular da rede pública estadual de ensino da história de Ildefonso Pereira Correa, o Barão do Serro Azul, importante  vulto da história política e socioeconômica do estado, empresário de sucesso e fundador da ACP e que foi declarado Herói Nacional em 2008. 

O presidente da ACP, disse que, apesar da biografia notável, o Barão do Serro Azul ainda é pouco conhecido em seu próprio estado, por ter sido banido da história oficial por 40 anos ao ser, injustamente, considerado um traidor pelo Governo Floriano Peixoto no episódio da Revolução Federalista. Por isso, também, foi sumariamente executado. Ramon afirmou que essa providência permitirá que mais paranaenses possam conhecer detalhes da vida do barão.

Arns prometeu levar adiante a sugestão, por meio de projeto a ser elaborado junto com a ACP. “A ideia é incluir a biografia do Barão do Serro Azul dentro de alguma disciplina, como, por exemplo, em história”, adiantou. 

Créditos: Felipe Rosa 

Créditos: Felipe Rosa  Créditos: Felipe Rosa  Créditos: Felipe Rosa  Créditos: Felipe Rosa  Créditos: Felipe Rosa 

Créditos: Felipe Rosa  Créditos: Felipe Rosa  Créditos: Felipe Rosa  Créditos: Felipe Rosa  Créditos: Felipe Rosa 

Créditos: Felipe Rosa  Créditos: Felipe Rosa  Créditos: Felipe Rosa  Créditos: Felipe Rosa  Créditos: Felipe Rosa 

 Créditos: Felipe Rosa  Créditos: Felipe Rosa  Créditos: Felipe Rosa  Créditos: Felipe Rosa Créditos: Felipe Rosa 

Créditos: Felipe Rosa  Créditos: Felipe Rosa  Créditos: Felipe Rosa