Fórum Futuro 10 Paraná leva propostas a Brasília

O comitê executivo do Fórum Futuro 10 Paraná, formado por dirigentes das principais entidades de classe, apresentou à bancada federal paranaense no Congresso Nacional, na tarde desta quarta-feira (7), um pacote de sugestões consideradas prioritárias para o desenvolvimento do Estado. Uma das entidades integrantes do comitê é a Associação Comercial do Paraná, no ato representada pelo presidente Edson José Ramon.

Uma das propostas levadas pelo comitê aos parlamentares é que as necessidades mais urgentes sirvam de base para a apresentação de emendas à lei orçamentária de 2012, especialmente contemplando as áreas de infraestrutura e urbanismo, educação, inovação e empreendedorismo e modernização da gestão pública.

O Fórum Futuro 10 Paraná é um movimento conjunto da OAB-PR, ACP, Sistema Fiep, Fecomércio, GRPCom, IEP, Sebrae, Faep, Ocepar, Movimento Pró-Paraná, Fetranspar, Aciap, Instituto de Promoção do Desenvolvimento e Universidade Federal do Paraná. O grupo foi acompanhado por Anderson Furlan, presidente da Associação Paranaense de Juízes Federais (Apajufe).

Na terça-feira (6), a comitiva paranaense liderada pelo governador Beto Richa esteve com o deputado federal Marco Maia, presidente da Câmara dos Deputados, solicitando a inclusão da pauta de votações da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 544/02. Em seguida, o comitê foi recebido por Gleisi Hoffmann, ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República, no Palácio do Planalto.

Aprovada pelo Senado há quase 20 anos, mas ainda não votada pela Câmara, a emenda autoriza a instalação de quatro novos Tribunais Regionais Federais, respectivamente, no Paraná, Minas Gerais, Bahia e Amazonas.

Para o presidente Edson José Ramon, “o problema já devia ter sido resolvido para evitar o acúmulo de processos no TRF do Rio Grande do Sul, cuja jurisdição abrange também o Paraná”. Maia reconheceu a legitimidade do pleito, afirmando que o levará ao colégio de líderes da Câmara, com o objetivo de apressar a tramitação da matéria.