ACP concede honraria máxima a Jonel Chede

Cerca de 400 pessoas compareceram à cerimônia de entrega da comenda Barão do Serro Azul ao empresário, ex-presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP) e atual presidente do movimento Pró-Paraná, Jonel Chede. O evento aconteceu na última segunda-feira no Graciosa Country Club e reuniu diversas autoridades e personalidades dos setores público e privado. Segundo o presidente da ACP, Edson José Ramon, a comenda é a mais alta honraria concedida pela instituição.

O jantar foi patrocinado pelo banco HSBC, representado pelo diretor executivo e presidente do Instituto HSBC Solidariedade, Hélio Duarte. O apoiador falou sobre a relação de amizade com Chede, enaltecendo a simplicidade do empresário, que tem na família vários nomes de destaque na história do Estado, a começar pelo pai, João Chede, saudoso deputado e vice-governador do Paraná.

O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, e o prefeito eleito para o próximo mandato, Gustavo Fruet, estiveram presentes na solenidade, que também contou com o prefeito de Palmeira (cidade natal de Chede) Altamir Sanson, o deputado federal, Osmar Serraglio, o diretor geral da usina Itaipu Binacional, Jorge Samek, o vice-presidente do grupo GRPCOM, Guilherme Cunha Pereira, a secretária da Justiça, Maria Tereza Uille Gomes, (representando o governador Beto Richa), o secretário da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, o presidente da OAB/PR, José Lucio Glomb, o presidente da Fecomércio, Darci Piana, o presidente da Junta Comercial do Paraná, Ardisson Akel, o reitor da UFPR, Zaki Akel, entre outros.

Visivelmente emocionado durante o discurso, Chede lembrou sua trajetória diretamente ligada com o desenvolvimento das cidades por onde passou e citou uma longa lista de projetos que pretende desenvolver à frente do movimento Pró-Paraná, destacando a luta pelo novo mar territorial do Paraná e a redução dos preços do pedágio. Após lembrar seu empenho para que o Paraná obtenha o merecido destaque na Federação e agradecer a homenagem, o empresário foi aplaudido pelos presentes.

Nascido no dia 20 de julho de 1936, Jonel Chede é casado com Clesy Camargo Chede e pai de João Chede Neto e Jonel Chede Filho. Formado em engenharia química pela UFPR, da qual se tornou professor, o empresário possui vários prêmios na sua área de atuação, se tornando um dos especialistas mais requisitados do estado no setor de siderurgia, onde prestou serviços técnicos e comerciais por mais de 45 anos.

Chede possui vários títulos e medalhas, com destaque às atividades desenvolvidas no CREA/PR, atuando na implantação da usina Itaipu. É cidadão benemérito do Paraná, cidadão honorário de Curitiba e sócio benemérito do Sindicato de Hotéis e do Sindicato de Engenheiros de Curitiba.