Galeria a céu aberto entregue ao público

Com os trabalhos concluídos pelos artistas plásticos convidados pelo projeto Arte Urbana, numa realização do programa Centro Vivo da Associação Comercial do Paraná (ACP), a galeria a céu aberto localizada na Rua São Francisco foi aberta oficialmente nessa segunda-feira (8).

Comerciantes, artistas e freqüentadores prestigiaram o evento,  no qual Iroclê Wykrota, consultora do Centro Vivo, agradeceu a presença de todos e também dos envolvidos no projeto, especialmente os grafiteiros que executaram os trabalhos. “Nosso objetivo daqui para a frente é concluir a galeria na São Francisco e estender o projeto para outros bairros”.

 A co-produtora da Mucha Tinta, Michele Micheletto, disse que no início houve dificuldades com os usuários de drogas que frequentavam o local, mas com a conclusão dos trabalhos da galeria os drogaditos acabaram se dispersando. “Nosso objetivo foi atingido, percebendo-se agora que a São Francisco está mais bonita e melhor frequentada. Temos que zelar por ela, pois é o berço da nossa cidade”, comentou.

O artista plástico Victor Scaff, autor do trabalho denominado “Estopim”, lembrou que “as pessoas que passam por aqui elogiam e se interessam pelos trabalhos que interpretam a história do local”, acrescentando que a divulgação nas redes sociais ajudou a tornar o evento mais conhecido. Foi bem legal participar”.

Proprietária de um ateliê de costura, a comerciante Gislaine Coelho elogiou as mudanças na rua. “Ficou muito bonito e gostei do tema retratado em minha porta, abordando a imigração japonesa no Paraná. Inclusive, o movimento da minha loja melhorou e já estou com mais trabalho”, comemorou.

Com o objetivo de ampliar a divulgação da obra coletiva, a ACP produziu uma coleção de 21 postais dos trabalhos, com o patrocínio financeiro e apoio institucional da Sanepar, Mucha Tinta e Ministério da Cultura. Os interessados em adquirir a coleção podem entrar em contato com o Centro Vivo pelo telefone (41) 3320-2395.