Garanta força à sua marca protegendo a propriedade intelectual da sua empresa

Consultor ensina o caminho das pedras para quem quer proteger a identidade do seu negócio.

Com o mercado cada vez mais competitivo, proteger sua marca ou produto é essencial para assegurar a identidade da sua empresa. A falta de informação, neste caso, é inimiga do empreendedor, que muitas vezes deixa de lado a proteção sem saber como isso pode impactar o seu negócio. Sobre esse assunto, o diretor da Brasil Sul Marcas e Patentes, Vasco Coelho Pereira, ministrou uma palestra na Associação Comercial do Paraná, nesta quarta-feira (27), a convite do Conselho da Mulher Executiva (CME).

Com o tema “Proteja a identidade da sua marca”, o painel serviu para lembrar a importância da propriedade intelectual e para ressaltar os cuidados que os autores devem ter com as suas criações. Segundo o diretor, a proteção existe para todos os objetos de criação, de músicas a projetos gráficos, e tem três vertentes: o direito autoral, a patente e a marca. “Se falarmos de registro de marca, por exemplo, a empresa passa a ter exclusividade do sinal, palavra ou logotipia do ponto de vista comercial. Ela, que investe na criação e divulgação de um produto ou serviço, transmite ao consumidor a confiança naquela marca, por isso a necessidade de protegê-la”, explicou o especialista.

Pereira explicou, também, que o Direito da propriedade intelectual cresceu consideravelmente nos últimos cinco anos e que no caso da identidade visual, um simples registro pode garantir a proteção ampla e eficaz da criação. “O registro de uma marca no Brasil demora, em média, seis meses para ficar pronto, mas tem validade de até 70 anos após a morte do autor”. No caso do registro de nome de domínio para endereços de internet, a proteção também é importante. Segundo o diretor, “todas as empresas necessitam ter presença online, e às vezes os empreendedores não possuem todas as informações para tomar uma decisão sobre um domínio, além de correrem o risco de já existir alguém com propriedade sobre aquele nome e precisar comprá-lo”, afirmou.

Créditos: Felipe Rosa 

Créditos: Felipe Rosa  Créditos: Felipe Rosa  Créditos: Felipe Rosa  Créditos: Felipe Rosa  Créditos: Felipe Rosa 

Créditos: Felipe Rosa  Créditos: Felipe Rosa  Créditos: Felipe Rosa  Créditos: Felipe Rosa