Gastos com presentes para o Dia das Crianças aumentam 31%

Vendas crescem 5% e superam expectativa do comércio

Em pesquisa encomendada pela Associação Comercial do Paraná (ACP) que acompanhou o desempenho do comércio antes e depois do Dia das Crianças, o Instituto Datacenso constatou crescimento médio de 5% nas vendas em Curitiba. A expectativa dos lojistas era aumentar em 4% os resultados em comparação com 2011.

Após entrevista com 200 comerciantes e 200 clientes nos dias 15 e 16 de outubro, o Instituto também apurou aumento significativo no valor gasto com os presentes. Em 2012, os consumidores despenderam, em média, cerca de R$ 200 reais com as lembranças, numero 31% maior do que a quantia apurada no ano passo, de R$ 152.

Segundo o coordenador da pesquisa, Cláudio Shimoyama, o resultado pode ser explicado pelo aumento das compras parceladas no cartão de crédito, além da queda progressiva da inadimplência e das taxas de juros. A pesquisa aponta que cerca de 70% dos lojistas receberam no cartão de crédito parcelado ou à vista.

Assim como o apurado no pré-venda, os presentes mais citados foram brinquedos, com 36%, roupas e acessórios (28%), calçados (19%) e eletrônicos (5%). As promoções foram utilizadas por 67% dos comerciantes, sendo que 59% optaram pelos descontos no pagamento à vista e 12% pela distribuição de brindes.