Gleisi recebe homenagem da ACP

A ministra Gleisi Hoffmann, ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República, um dos cargos mais importantes na Esplanada dos Ministérios, receberá nesta quinta-feira (8) o troféu “Mulher Simplesmente Mulher 2012”, instituído pelo Conselho da Mulher Executiva (CME) da Associação Comercial do Paraná para comemorar o Dia Internacional da Mulher. O título será entregue durante almoço festivo no Restaurante Madalosso, em Santa Felicidade.

A homenagem será conduzida pelo presidente da Associação Comercial do Paraná, Edson José Ramon, que considerou oportuna a escolha feita pelo Conselho da Mulher Executiva, tendo em vista “não apenas o relevante posto ocupado por uma ilustre paranaense, mas a firmeza das atitudes tomadas desde o ingresso na vida pública”. Eleita para o Senado em 2010, pouco tempo depois de assumir a cadeira, Gleisi foi convocada pela presidente Dilma Rousseff para substituir na chefia da Casa Civil o ex-ministro Antonio Palocci.

Nascida em Curitiba, Gleisi estudou nos colégios Nossa Senhora Esperança e no tradicional Medianeira, ingressando mais tarde na Faculdade de Direito de Curitiba, onde concluiu o curso. A jovem advogada logo foi atraída pela política, atividade que desempenhou desde muito cedo no movimento estudantil. Trabalhou na assessoria do então vereador Jorge Miguel Samek, na administração estadual de Mato Grosso do Sul, prefeitura de Londrina e exerceu uma diretoria de Itaipu Binacional.

Gleisi se candidatou ao Senado em 2006, mas não foi eleita. Dois anos depois disputou a prefeitura de Curitiba, mas o vitorioso seria Beto Richa, hoje governador do Estado. Em 2010 voltaria a disputar uma vaga no Senado, obtendo além de extraordinária votação a honra de ser a primeira mulher paranaense a exercer mandato na Câmara Alta.

Foi com base nessa carreira ascendente e numa pauta de realizações efetivas que confirmam sua vocação para a vida pública, que o CME decidiu homenagear a ministra Gleisi Hoffmann, vendo no gesto a melhor forma de comemorar o Dia Internacional da Mulher.