Governo do Paraná lança agência de internacionalização

 

O presidente Edson José Ramon, da Associação Comercial do Paraná (ACP), prestigiou nessa quarta-feira (7), o lançamento da Agência de Internacionalização do Paraná em evento presidido pelo governador Beto Richa, no Palácio Iguaçu. A iniciativa da criação da agência é do secretário Ricardo Barros, da Indústria, Comércio e Relações com o Mercosul, com a finalidade de criar um ambiente favorável para negócios no Paraná, mediante a reunião de diversas entidades ligadas ao comércio exterior.

Referindo-se à iniciativa governamental, Ramon afirmou que a ACP atua no segmento mediante o Conselho de Comércio Exterior e Relações Internacionais (Concex-RI), que mantém o programa “ACP das Nações” a fim de fomentar acordos de cooperação entre empresários paranaenses e estrangeiros. Segundo ele a agência, da qual a ACP é integrante, “ampliará significativamente a atuação do Paraná e das empresas paranaenses no mercado internacional”.

Participam da agência, cujo conselho será presidido pelo empresário Rui Lemes, vice-presidente da Fecomércio e com larga experiência na área, empresas e instituições privadas, pessoas físicas, além de órgãos estaduais e municipais. O governador Beto Richa explicou que a agência pretende mapear as potencialidades do Paraná com vistas à inserção de seus produtos no mercado externo.

Desde 2010 o Paraná recebeu R$ 9 bilhões em investimentos no setor produtivo e mais R$ 15 bilhões estão em processo de negociação.