Maria Elisa recebe troféu “Mulher, Simplesmente Mulher”

“Recebo este troféu com muita alegria e sem nenhum constrangimento. Não por achar que mereço, mas em nome de todos os presentes e aqueles que já não estão mais entre nós, mas que influenciaram o meu desenvolvimento pessoal e profissional, pois somos a somatória do DNA de todos aqueles que conhecemos em nossa caminhada”, afirmou a advogada Maria Elisa Ferraz Paciornick, ao ser homenageada, nesta quarta-feira (16/03), pelo Conselho da Mulher Executiva, da Associação Comercial do Paraná (ACP), com a entrega do troféu “Mulher, Simplesmente Mulher”, em evento no Restaurante Madalosso.

“Eu costumo dizer que fui de tal forma abençoada nesta vida que fico muito agradecida pela preferência desavergonhada que Deus tem por mim”, disse em discurso no qual relembrou a família, seu marido, Jaime Paciornick, seus filhos, amigos, colegas de trabalho e ex-chefes, como o ex-governador Jaime Lerner e ex-ministro Euclides Scalco.

A entrega foi realizada com a presença de várias autoridades, como o próprio Euclides Scalco, a cônsul do Uruguai em Paranaguá, Leda da Silva Pedroso Borges, da República do Peru, Luiz Henrique Sossella, e da secretária de Administração da Prefeitura de Curitiba, Dinorah Botto Portugal Nogara, entre outros.

Formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Maria Elisa foi diretora da Fundação Cultural de Curitiba (FCC).

No segundo governo Lerner, foi secretária de Administração e, na iniciativa privada, ocupou a diretoria da montadora francesa Renault, no período de sua instalação no Estado.

Entre outros cargos, representou o Brasil na Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI).

Casada com o médico Jaime Paciornick, conciliou a gerência do lar e as atividades profissionais.

Após a morte do marido e do filho mais novo em um acidente de carro, Maria Elisa concentrou a sua energia em ações de apoio ao Hospital de Clínicas, na Associação Amigos do HC, e às obras do Frei Miguel, na Vila Nossa Senhora da Luz.

Mais recentemente, aceitou a coordenação de um grupo, do qual participam representantes da Associação Comercial do Paraná e de outras entidades, para promover a revitalização do prédio histórico da Universidade Federal do Paraná.

 “Maria Elisa é uma mulher espetacular, com um currículo maravilhoso, que encontrou em sua dor a força transformadora para gerar conhecimento e criar”, frisou a coordenadora do Conselho da Mulher Executiva (CME), Kazuco Akamine.

O presidente em exercício da ACP, Sinval Zaidan Lobato Machado, destacou que “hoje homenageamos uma mulher absolutamente comprometida com o bem, em tempos que exigem de cada um de nós a mais profunda reflexão. A vida e as atitudes de Maria Elisa nos fazem refletir sobre qual o nosso verdadeiro papel como cidadão”.

Créditos: Felipe Rosa 

Créditos: Felipe Rosa  Créditos: Felipe Rosa  Créditos: Felipe Rosa  Créditos: Felipe Rosa