Maria Elisa, uma mulher simplesmente mulher

A advogada Maria Elisa Ferraz Paciornick foi escolhida pelo Conselho da Mulher Executiva, da Associação Comercial do Paraná (ACP), para receber o troféu “Mulher, Simplesmente Mulher”, uma homenagem às mulheres paranaenses pela passagem do Dia Internacional da Mulher.

A entrega será na próxima quarta-feira, dia 16 de março, durante um almoço, por adesão, no Restaurante Madalosso, a partir das 11h30.

Formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Maria Elisa foi diretora da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e, no segundo governo de Jaime Lerner, secretária de Administração.

Na iniciativa privada, ocupou a diretoria da montadora francesa Renault, no período de sua instalação no Estado. Casada com o médico Jaime Paciornick, conciliou a gerência do lar e as atividades profissionais.

Após a morte do marido e do filho mais novo em um acidente de carro, concentrou a sua energia em ações de apoio ao Hospital de Clínicas, na Associação Amigos do HC, e às obras do Frei Miguel, na Vila Nossa Senhora da Luz.

“Maria Elisa é um bom exemplo do chamado sexo frágil que soube galgar espaço e contribuir em áreas mais comuns aos homens. Em vez de levantar bandeiras pela causa feminina, preferiu trabalhar, realizar obras e, assim, mostrar de modo concreto a igualdade dos gêneros”, afirma a coordenadora do Conselho da Mulher Executiva (CME), Kazuco Akamine.

A importância da mulher

O troféu é conferido a mulheres que tenham se destacado na participação política, econômica e social do Estado e do País e é entregue pelo CME desde 1995.

Há inúmeros nomes de destaque entre as mulheres que já o receberam como Fernanda Montenegro, Helena Kolody, Fanny Lerner, Emília Belinati, Regina Helena Portes, Juril Carnascialli, Delise Almeida e Maria Christina de Andrade Vieira, entre outras. A última homenageada, em 2010, foi Regina Coeli Machado.

Regina, em parceria com o marido, Sinval Zaidan Lobato Machado, criou, há 21 anos, a Fundação Instituto Tecnológico Industrial (Fundacen) que atende a alunos bolsistas do ensino fundamental e ensino médio, além de promover cursos profissionalizantes, manter creches e casa de repouso para idosos, projetos culturais, ambientais e sociais no Estado.

Serviço:

O que: Almoço do Dia Internacional da Mulher

Local: Restaurante Madalosso — à Avenida Manoel Ribas, 5.875, Santa Felicidade

Quando: 16 de março, a partir das 11h30

Quanto: R$ 40, por pessoa. Os convites poderão ser comprados na hora ou até o dia 14 no mezanino, com Aline, na sede da ACP — à Rua Presidente Faria, 101, Centro