Missão francesa em visita à ACP

No início da noite de quinta-feira (12), uma comitiva de parlamentares franceses esteve na Associação Comercial do Paraná (ACP), com o objetivo de tratar de parcerias e  intercâmbio de interesse  comum entre a França e o Paraná nos setores empresarial, educacional e cultural. Para o presidente da ACP, Edson José Ramon, a visita revestiu-se de importância, porque sinalizou a possibilidade de novos negócios entre Curitiba, o Paraná e a França, além de contribuir para o fortalecimento dos laços que unem os dois povos. E acrescentou que o encontro entre os empresários e os representantes do Parlamento da França simboliza “a união e a amizade entre os brasileiros e franceses”.

O deputado Alain Néri, presidente da delegação de parlamentares franceses, esclareceu que o roteiro cumprido na América Latina incluiu principalmente o Brasil, onde se encontram desde segunda-feira (9)  por ser um país com enorme potencial de desenvolvimento e, sobretudo, para reforçar os laços culturais e incrementar o desenvolvimento das relações comerciais entre os dois países. “E a cooperação dentro de um espírito moderno mostra que a relação econômica não deve se embasar em princípios apenas financeiros, mas também nas relações de confiança, serenidade e igualdade”, disse, ao citar  a Renault como grande investimento francês em Curitiba, ressaltando, porém, que há médias e pequenas empresas francesas com potencial para participar desse processo. Néri, em nome do Parlamento francês, presenteou Ramon com a Medalha da Assembleia Nacional da França.

A Cônsul Honorária da França em Curitiba, Emilie Dely, enfatizou que a visita da delegação francesa ao Paraná e, principalmente, a Curitiba é muito importante para divulgar o potencial da cidade e da região naquele país. “É um ponto de partida para negócios futuros, pois muitos não conhecem adequadamente o potencial da região e do estado. E cada vez que uma comissão nos visita, ganhamos muito com isso, pois são mais informações que chegarão à França, favorecendo os intercâmbios econômicos, culturais e educacionais entre os dois países. Por exemplo, queremos intensificar as relações entre as universidades e os estudantes franceses e brasileiros. E essas visitas são muito importantes para a consolidação desses propósitos”, acrescentou.

O vice-presidente e coordenador do Conselho de Comércio Exterior e Relações Internacionais (Concex-RI), Odone Fortes Martins, afirmou que a França faz parte da parte da história do Brasil, por ter influenciado várias gerações de brasileiros. E também enalteceu a importância da Renault no Paraná, especialmente por ter mudado o perfil econômico do estado. “Com a Renault despontou uma nova realidade no Paraná, que passou a exportar carros para outros estados e para fora do Brasil e, com isso, beneficiou cada cidadão paranaense. Antes da montadora francesa, comprávamos esses bens de outros estados”, pontuou.    

A delegação francesa,  além de Alain Néri, contou com a participação dos deputados Jean-Luc Reitzer e  Marie-Louise Fort, do administrador parlamentar francês, Alain Delmas, e do chefe de Chancelaria do Consulado Geral da França em São Paulo, Patrick Laurain. Os visitantes ainda foram recepcionados na ACP pelos vice-presidentes da entidade, Jean Michel Galiano e João Edison Alves Camargo e Gomes,  e pelo secretário de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Eduardo Guimarães, entre outros.  

Créditos: Felipe Rosa 

Créditos: Felipe Rosa Créditos: Felipe Rosa Créditos: Felipe Rosa Créditos: Felipe Rosa Créditos: Felipe Rosa

Créditos: Felipe Rosa Créditos: Felipe Rosa