Mutirão para renegociação de dívidas movimenta semana em Maringá

Acordos possibilitam parcelamento, isenção de juros e, em alguns casos, descontos de até 70%. Cerca de 600 pessoas foram atendidas no primeiro dia.

Até a próxima sexta-feira (30) acontece em Maringá o mutirão Acertando suas Contas. A campanha é promovida pela Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), em parceria com a Associação Comercial do Paraná (ACP), que disponibilizou sua sede recém instalada na Avenida Paraná, 518, sala 4, para o atendimento à população das 8h às 18h.

Só no primeiro dia, aproximadamente 600 pessoas passaram pelo mutirão, no qual bancos, financeiras e redes de varejo como Santander, HSBC, Coopercred, Cidade Canção e Credipar instalaram postos permanentes de atendimento. A consulta é gratuita e os consumidores devem apresentar RG e CPF.

De acordo com o banco de dados do SCPC, Maringá e região somam aproximadamente 135 mil inadimplentes, totalizando mais de 404 mil dívidas. O valor médio dos débitos é de R$ 631 e sua soma totaliza R$ 255.293.766.

Além de limpar o nome e promover o crédito consciente por meio da distribuição de cartilhas com dicas sobre organização do orçamento doméstico e soluções para evitar o endividamento, a iniciativa pretende beneficiar o comércio às vésperas do Natal e aquecer as vendas de fim de ano.

Segundo o setor de serviços da ACP, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) no Paraná, na edição realizada em Curitiba em outubro, mais de 80% dos consumidores puderam renegociar suas dívidas em condições que variaram entre parcelamento, isenção de juros e, em alguns casos, descontos de até 70% no pagamento à vista.