Otimismo marca Dia do Comerciante

ACP reuniu empresários e lojistas da cidade para comemorar a data.

Criado para lembrar a luta diária de homens e mulheres que sobrevivem do comércio, o Dia do Comerciante, comemorado neste sábado (16), teve direito a café da manhã com sabor especial na Associação Comercial do Paraná. A instituição reuniu associados e convidados para celebrar a data, num evento promovido pelo Conselho das Câmaras Setoriais e Conselho de Comércio Exterior e Relações Internacionais (Concex-RI) da casa.

“É importante dizer que esta entidade não se lembra dos seus associados apenas no Dia do Comerciante, mas diariamente, na oferta de produtos, serviços e na defesa dos interesses dos micro, pequeno e médio empresários”, salientou o presidente em exercício da ACP, Sinval Lobato Machado. Ele lembrou das bandeiras levantadas pela instituição, não só em prol da classe empresarial, mas também da sociedade curitibana em geral. “Mais recentemente nos envolvemos na questão sobre a prorrogação das concessões de pedágio nas rodovias do Paraná. Não que desejemos colocar empecilhos nos projetos do governo, mas é legítimo querermos participar da elaboração e discussão de iniciativas quem mexam diretamente com a vida de todos nós”, afirmou.

Já o vice-presidente da casa e coordenador geral do Conselho das Câmaras Setoriais, Camilo Turmina, fez menção às dificuldades encontradas por quem está diretamente ligado ao comércio e vive dessas atividades, considerando-os verdadeiros heróis. “Enaltecemos muitas vezes a saga do Barão do Serro Azul na defesa do comércio curitibano e na contenção dos sulistas e maragatos que queriam tomar nossas riquezas, mas podemos dizer que heróis também somos nós, que precisamos dia-a-dia lutar para permanecer na contenda”, disse ele. Turmina enfatizou, ainda, o papel desenvolvido pela ACP na geração de melhores condições de trabalho e favorecimento dos pequenos.

Odone Fortes Martins, também vice-presidente da entidade e coordenador do Concex, disse que a Associação Comercial funciona como eixo de convergência da cidade, reunindo empresários dos mais diversos ramos de atuação em prol dos interesses da classe. Segundo ele, “a valorização dos comerciantes está entre os pontos principais de atuação da casa”. O evento também contou com a presença de Fernando Fontana, bisneto do Barão.

Créditos: Felipe Rosa 

Créditos: Felipe Rosa  Créditos: Felipe Rosa  Créditos: Felipe Rosa  Créditos: Felipe Rosa  Créditos: Felipe Rosa 

Créditos: Felipe Rosa  Créditos: Felipe Rosa  Créditos: Felipe Rosa  Créditos: Felipe Rosa  Créditos: Felipe Rosa 

Créditos: Felipe Rosa  Créditos: Felipe Rosa  Créditos: Felipe Rosa  Créditos: Felipe Rosa  Créditos: Felipe Rosa