Pagamento à vista é o preferido dos clientes

Fonte: Folha de Londrina – publicado em 21/12/2010

Uma pesquisa feita pela Associação Comercial do Paraná (ACP) e o Instituto Datacenso com 200 empresários do comércio em todo o Estado mostra que os lojistas acreditam que a maioria dos clientes vão pagar as compras de Natal à vista, em dinheiro ou com cartão de crédito. Também devem ser populares o pagamento com parcelamento no carnê, o parcelamento no cartão, o pagamento à vista no cartão de débito e o parcelamento no cheque.

Mesmo as restrições ao crédito anunciadas pelo governo federal abalam a confiança dos lojistas. ‘Estamos verificando um movimento constante nas lojas desde o início de dezembro’, diz Marcelo Ontivero, diretor comercial da Associação Comercial de Londrina. ‘Estamos trabalhando com a perspectiva de 10% de aumento, mas acredito que vai ser maior’, adianta. 

A pesquisa da ACP mostra que a maioria dos empresários ouvidos projetam aumento de 5,5% a 16,5% acima das vendas do ano passado. Do total de entrevistados, 40,7% afirmou que espera que as vendas de 2010 superem as de 2009. Já 31,9% disse que o volume de venda ficará estável em relação ao ano passado.

A realização de promoções e campanhas será a estratégia de pelo menos 35,2% dos lojistas entrevistados pela ACP. Além do sorteio de brindes, os comerciantes também apostam em descontos e distribuição de brindes para atrair mais clientes. (R.C.F.)